VICE-GOVERNADOR CUMPRIU AGENDA NO MUNICÍPIO NESTA TERÇA-FEIRA, INICIANDO COM VISITA AO CENTRO ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA
O vice-governador e atual secretário estadual de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, cumpriu agendas em São Mateus nesta terça-feira (11), iniciando com visita ao Centro Administrativo da Prefeitura. Em entrevista exclusiva à Rede TC de Comunicações, Ricardo Ferraço reforçou a expectativa de em breve serem anunciados grandes investimentos que contribuirão para o desenvolvimento econômico do Município. “Se Deus quiser, estamos trabalhando para isso acontecer ainda em 2025”, disse. Antes da agenda em São Mateus, o vice-governador visitou uma fábrica de aviões em Jaguaré.
O vice-governador chegou ao Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus ainda pela manhã. Recepcionado pelo prefeito Marcus Batista, Ricardo Ferraço conheceu as estruturas das secretarias e participou de uma conversa com o chefe do Executivo Municipal, no Gabinete, momento em que foram discutidos vários assuntos, incluindo sobre o Aeroporto de São Mateus.
Também participaram desse encontro o subsecretário municipal de Desenvolvimento, Wesley Bonomo, o diretor-presidente do DER-ES, Freitas, o ex-prefeito Amadeu Boroto e o Diretor-Geral da Rede TC, Márcio Castro. À tarde, o vice-governador realizou visitas com o prefeito pela Cidade. Já à noite, a agenda dele continuou no 1º Fórum Empresarial de Desenvolvimento de São Mateus e Região, organizado pela Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor), em Guriri.

Município tem que fazer parte do ciclo de prosperidade do ES, enfatiza vice-governador
Frisando que a visita dele a São Mateus aconteceu por convite do prefeito Marcus Batista, Ricardo Ferraço falou para diretores de empresas como a Marcopolo, no Fórum da Assenor, sobre o desenvolvimento da região e as alternativas para o Município em infraestrutura, além de temas como o porto em Uruçuquara e uma ferrovia, projetos do Grupo Petrocity.
“O Espírito Santo vive um ciclo de prosperidade extraordinário e São Mateus tem que fazer parte desse ciclo para gerar emprego, oportunidade, trabalho para as pessoas. A gente veio aqui falar sobre isso” – afirmou.
Marcus apresenta pautas de desenvolvimento e outras políticas públicas
O prefeito Marcus Batista destacou que o encontro com o vice-governador Ricardo Ferraço foi voltado para a área de desenvolvimento e para discutir ainda políticas públicas necessárias para São Mateus e outros investimentos. Ele frisou que ainda conversará muito sobre desenvolvimento econômico com o vice-governador, que está deixando a Secretaria de Desenvolvimento para focar numa atuação mais abrangente no governo e na política estadual.
O prefeito disse entender que o principal desafio para São Mateus inaugurar um novo período de desenvolvimento econômico é apresentar um município organizado para os investidores. “Organizado tanto na educação, quanto na saúde, na segurança pública, nos serviços básicos para a população. Porque qualquer tipo de investimento que possa vir para São Mateus, acredito que uma pessoa de longe vai olhar como está o índice educacional, como está o atendimento na saúde, como está a segurança e até a área de entretenimento e lazer, que a gente tem que é Guriri, que é a cereja do bolo” – afirma.
Sendo assim, Marcus Batista ressalta que está focado em solucionar os atendimentos para a sociedade, visando atrair esses investimentos. Outro ponto que ele citou, e disse que está em estudo, é a elaboração de um projeto para a atração de empresas para o Município. “Está em análise, em estudo ainda. Vamos conversar com a Câmara [de Vereadores], para avançar nesse projeto”, frisa.
Na área da educação, o prefeito afirmou que está tratando diretamente com o vice-governador a possibilidade de um convênio com o Governo do Estado para que o Município possa climatizar as escolas. Ele lembrou que participou da abertura do ano letivo na rede municipal de ensino e percebeu o desconforto das altas temperaturas nas salas de aula.

Dois anos à frente da Secretaria de Desenvolvimento
Prestes a deixar a Secretaria de Desenvolvimento para focar na função de vice-governador, objetivando contribuir “de forma efetiva em todas as áreas do Governo”, Ricardo Ferraço avalia que a gestão dele na pasta foi “de muitos resultados” nesses dois anos –2023 e 2024.
“Falo com muita alegria de um resultado muito importante no nosso Estado, que é o fato de encerrarmos o ano de 2024 com a menor taxa de desemprego da nossa história. Tenho afirmado com muita recorrência que o emprego, o trabalho, confere dignidade às pessoas, dá autoestima. As pessoas podem, por algum momento, circunstância, precisar de uma transferência de renda, mas o que as pessoas querem mesmo é trabalho, oportunidade para que elas possam prosperar” – sustenta.
Para Ricardo Ferraço, nesse período foi possível perceber também um novo ciclo de desenvolvimento no Espírito Santo. “Somos um estado que tradicionalmente produz matéria-prima. A gente produzia, como produz, muito café. Mas, além de produzir o grão, nós produzimos café processado. Temos aqui as maiores fábricas de café solúvel do Brasil. Nós produzimos ainda, através do eucalipto, muita celulose. Vamos continuar produzindo celulose, mas vamos ter agora uma fábrica de papel no Espírito Santo” – destalha.
Outro exemplo dado pelo vice-governador é a nova fase que a produção de aço deve alcançar no Estado, já que atualmente a matéria-prima é enviada para gerar valor agregado em Santa Catarina. “Agora, vai ser agregado aqui. A ArcelorMittal está anunciando o maior investimento privado na história do Espírito Santo, R$ 4 bilhões” – enfatizou.
Em São Mateus, Ricardo Ferraço destacou o desenvolvimento das plantas industriais das empresas Marcopolo e Oxford. Ele exemplificou que a montadora de ônibus já proporciona a geração de 2 mil empregos. “Estamos muito esperançosos que grandes investimentos serão anunciados aqui em São Mateus”, reiterou.
ELEIÇÕES DE 2026: “O meu nome, de fato, como vice-governador, surge como uma tendência natural”
O vice-governador Ricardo Ferraço confirma que faz parte de um movimento político liderado pelo governador Renato Casagrande visando as eleições de 2026. Segundo ele, o que o governador buscar é desenvolver um movimento amplo, composto por diversas lideranças, com a determinação de ver o Espírito Santo continuar crescendo. Nesse contexto, Ricardo sustenta que o seu nome surge “naturalmente” para a sucessão no Palácio Anchieta nas eleições de 2026.
“O meu nome, de fato, como vice-governador, surge como uma tendência natural, caso o governador Casagrande resolva ser candidato a senador em 2026. Eu, assumindo o Governo, sou candidato à reeleição. Mas com muita humildade”.
Ricardo Ferraço destaca que está determinado em continuar servindo o Estado. “Sou parte desse movimento que refundou, que transformou o Espírito Santo. Fui secretário de Agricultura, vice-governador [em duas oportunidades], senador. Então, a gente é parte desse movimento transformador que mudou a cara e a face do Espírito Santo”.
Ele disse ainda entender que está determinado que este é o momento certo para buscar concorrer ao Governo do Estado. “A gente não pode perder o foco no trabalho em 2025. E eleição é só em 2026. Mas, da mesma forma que estou determinado em ser candidato a governador, estou determinado a apoiar qualquer um dos nomes de quem compõe o movimento político liderado pelo nosso governador Casagrande”, enfatizou.
“Cuidar das demais áreas do Governo”
Ao deixar a Secretaria de Desenvolvimento, que passará para o comando do ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, o vice-governador Ricardo Ferraço explica que estará mais próximo do governador Renato Casagrande para cuidar das demais áreas.
“Nós estamos com enorme capacidade de investimento. Precisamos fazer o Governo continuar dando muito resultado. Em 2024, fizemos o maior investimento da nossa história. Precisamos repetir isso em 2025”.
PRÓXIMO PERÍODO ELEITORAL
O Espírito Santo vive um período de crescimento econômico e estabilidade institucional há alguns anos. Para o vice-governador Ricardo Ferraço, o próximo período eleitoral tem como desafio para os capixabas “a manutenção do ritmo, do rumo e da pegada, o legado do governador Renato Casagrande”.
“Acho que, por força da estabilidade, por força da segurança jurídica, da transparência, da previsibilidade, de termos um estado organizado, com enorme capacidade de investimento, por termos uma relação institucional estabilizada com os demais poderes, isso acaba traduzindo em muita confiança por parte dos empreendedores, que trazem para cá grandes investimentos” – avaliou.
O vice-governador lembrou ainda que há 13 anos o Espírito Santo é o único estado com nota A em responsabilidade fiscal. “Mas não basta o Estado ser responsável fiscalmente, não basta isso. Isso não é pouco, é importante, mas isso não é o fim Isso é meio para você fazer os maiores investimentos, como é o caso do Espírito Santo, e é o que nós estamos assistindo nos nossos 78 municípios”, reforça.