O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) apresentou nesta terça-feira (27), o resultado da 2ª fase do programa CNH Social 2021.  Em São Mateus foram contempladas 227 pessoas. A lista com os nomes dos 2.500 selecionados está disponível AQUI

Esta fase do programa atraiu 57.456 interessados em obter de forma totalmente gratuita a Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) ou para a adição de categoria A ou B.

A lista contempla candidatos selecionados de forma eletrônica, de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa, que consideram, com base nos dados informados pelo cidadão no Cadastro Único, a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição. Entre os candidatos que se declararam Pessoa com Deficiência (PCD), poderão ser contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente. O período de inscrições foi de 13 a 22 de julho no site do Detran-ES.

Leia também:   Polícia Penal do Espírito Santo lança novo portal na internet

“O programa CNH Social, mais do que formar novos condutores, tem o objetivo de dar oportunidade de trabalho e geração de renda para os capixabas por meio da habilitação como um diferencial no mercado de trabalho. O grande número de interessados que se inscrevem em cada fase é um reflexo do sucesso desse programa e de como ele tem sido importante para a população de baixa renda ter acesso à habilitação e capacitação na área do trânsito. Aqueles que foram selecionados nesta lista devem se atentar aos prazos para a matrícula e para os passos seguinte do processo de habilitação e aqueles que ainda não foram selecionados terão uma nova oportunidade na lista de suplentes e também na próxima fase do programa ainda neste ano”, destacou o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

A primeira fase do programa, em 2021, atraiu 59.064 candidatos para 3.000 vagas disponibilizadas. Ainda neste ano, o Governo do Estado, por meio do Detran-ES, abrirá outras 2.500 na terceira fase, totalizando 8 mil carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões em 2021. Relançado em 2019, em quatro anos da atual gestão, serão ofertadas 25 mil carteiras de motorista gratuitamente

Leia também:   Dados da Sesa indicam que pico da dengue já passou no ES

O programa CNH Social é uma iniciativa para que as pessoas de baixa renda no Estado possam ter acesso à carteira de habilitação e capacitação com vistas ao mercado de trabalho, além de serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito.

Prazos

Os candidatos selecionados nesta fase deverão obedecer aos prazos de abertura e conclusão das etapas do processo de Habilitação. A partir da publicação da relação final dos selecionados, nesta terça-feira (27), o candidato à Habilitação selecionado no programa terá 15 dias para realizar a matrícula on-line no site www.detran.es.gov.br, na aba ‘CNH Social’.

O interessado deverá preencher os dados solicitados para ter acesso à informação de em qual Centro de Formação de Condutor (CFC) realizará a abertura do seu processo de habilitação, junto ao Sistema RENACH, bem como os documentos necessários que deverá providenciar.

Após matrícula on-line, o candidato terá 15 dias para procurar o CFC, presencialmente, e concluir a abertura do RENACH. Após isso, o candidato terá mais 30 dias para fazer a coleta biométrica em uma unidade do Detran-ES mediante agendamento no site www.agendamento.es.gov.br e mais 30 dias para concluir os Exames Médico e Psicológico.

Leia também:   Governo do ES abre vagas para Cursos de Qualificação Profissional em Parceria com Senac

O candidato que não respeitar os prazos estabelecidos será desclassificado, perderá o benefício e o Detran-ES convocará os candidatos suplentes, em ordem classificatória.

Lista de suplentes

Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 02 de setembro, às 12h, no site do Detran-ES. O objetivo é preencher as vagas remanescentes após desclassificação dos candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here