Dois trabalhos de aplicação de técnicas e um artigo científico, resultado de pesquisas nos arquivos da Rede TC, servirão de fonte de estudos sobre o Rio Cricaré. Os trabalhos foram feitos por três acadêmicos que alcançaram o título de mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). De acordo com um dos mestres, Arilson da Luz Mendes, os trabalhos estarão disponíveis para pesquisas e estudos na Biblioteca Central da Ufes. Os dados também estão disponibilizados à Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus (Cricaré).

“Durante toda a história, o jornal Tribuna do Cricaré tem feito matérias sobre o Rio Cricaré, seja em edições especiais ou em reportagens do cotidiano. Também fez a cobertura da expedição do Rio São Mateus, em 2008, quando o jornalista Júnior Eler enviava reportagens diárias. Esse era o nosso alvo: esses dados sobre o Rio Cricaré, um verdadeiro diagnóstico, que inclusive resultou em um livro. Isso para a gente foi importante porque queríamos um levantamento completo. Então ficamos uns dois, três dias pesquisando nos arquivos da TC” – lembrou Arilson.

Leia também:   PDT confirma pré-candidatura de Follador e articula apoio de partidos

De acordo com ele, também já alcançaram títulos de mestre os acadêmicos Guilherme Gonçalves Coswosk e Ranielle Fraga, além de um quarto estudante de Nova Venécia, Murilo Brazzali Rodrigues, que apresentou trabalho sobre Emprego de curvas de permanência de qualidade como subsídio ao processo de enquadramento de cursos d’água. Arilson afirmou que esta é a primeira turma, com 15 alunos, que estão se formando pela Ufes em Goiabeiras. A próxima a fazer a defesa de mestrado, em fevereiro, é a estudante Eliane.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here