Com o fim do ano letivo de 2025 se aproximando, iniciam os preparativos para 2026. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação abre na segunda-feira (3) o período de rematrículas dos estudantes da rede municipal de ensino. Conforme a secretária Edna Rossim, os pais ou responsáveis têm até o dia 28 de novembro para confirmar a permanência dos alunos matriculados nas escolas mateenses.
Edna sustenta que a rematrícula é a garantia da vaga de quem já estuda na rede municipal de ensino. “A rematrícula é presencial e deve ser feita na escola onde o estudante está matriculado, no período de 03 a 28/11/2025 pelos pais ou responsáveis legais”, enfatiza.

Após o término desse período de rematrícula, a Secretaria de Educação dará início a etapa de pré-matrículas, que será realizada de forma online por meio de link que será disponibilizado na página da Prefeitura de São Mateus (www.saomateus.es.gov.br). Esse período foi programado para iniciar no dia 1º de dezembro e prossegue até o dia 19 de dezembro.
“Pré-matrícula é o ingresso de estudantes em etapas ou ano subsequente na rede municipal de ensino, ou crianças e adolescentes que nunca estudaram nas escolas da rede municipal”, explica Edna. Portanto, essa etapa é destinada para os alunos que irão para o 1º ano do Ensino Fundamental e aqueles atualmente no 5º ano de escolas que não ofertam o 6º ano (entrada no Ensino Fundamental II).
A secretária ressalta que o calendário do ano letivo de 2026 ainda está sendo definido, incluindo a data de início das aulas.
Matrículas serão efetivadas em janeiro
Após as etapas de rematrículas e pré-matrículas, inicia-se então a fase de efetivação das matrículas. A secretária municipal de Educação, Edna Rossim, detalha que o resultado da Chamada Pública será disponibilizado no dia 16 de janeiro.
Após a apresentação da chamada pública, com os estudantes selecionados para cada escola, acontece a efetivação das matrículas, a garantia da vaga para os novos estudantes. “A matrícula é presencial e deve ser feita na escola onde o estudante foi selecionado, no período de 20 a 28 de janeiro de 2026, pelos pais ou responsáveis legais”, reforça Edna.
Quem pode se matricular
nas escolas e centros
de educação infantil?
Segundo a secretária Edna Rossim, nos centros de educação infantil os estudantes podem ser matriculados nas seguintes turmas: creche nível II (turma de alunos de dois anos, nascidos até 31 de março de 2024), creche nível III (de três anos, nascidos até 31 de março de 2023), pré nível I (de quatro anos, nascidos até 31 de março de 2022) e pré nível II (de cinco anos, nascidos até 31 de março de 2021).
Para entrada no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), o estudante deverá ter idade mínima de seis anos completos, ou a completar até 31 de março de 2026.
Secretária Edna aponta a
importância das matrículas
com antecedência
A secretária municipal de Educação, Edna Rossim, avalia que os pais ou responsáveis pelos estudantes que realizam as matrículas com antecedência e dentro do prazo estipulado garantem a vaga na unidade escolar e a continuidade dos estudos das crianças e adolescentes. “Sendo fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, além de ser um direito e uma obrigação legal”, sustenta.

Foto de destaque: Wellington Prado/TC Digital







