O reitor da Ufes, Eustáquio Vinicius de Castro, aproveitou a solenidade de comemoração do aniversário de 18 anos do Ceunes e de 70 anos da Ufes, na quinta-feira (21), e anunciou um novo doutorado no Centro Universitário.
“Temos novidades já em 2024 com alguns doutorados aprovados. Anteontem [terça-feira, 19], por exemplo, tivemos a notícia da criação de mais um doutorado aqui no Ceunes, o de Agricultura Tropical. E esperamos para 2025, e já está praticamente aprovado, o início do nosso curso de Medicina aqui no Ceunes” – afirma.
Eustáquio de Castro reiterou que o curso de Medicina é possível já para 2025. “Os códigos de vagas do curso de Medicina foram todos aprovados. Só que nós temos um dever de casa. Vamos ter que criar mais um curso. O compromisso que assumimos é criar um curso de Medicina com esses códigos de vaga e mais um curso que pode ser de Nutrição ou Biomedicina” – frisa.
O reitor recorda que o Ceunes iniciou 2024 com a criação do mestrado de Saúde Coletiva, depois o doutorado em Energia, ocasião em que ele ministrou a aula magna. “E estamos fechando o ano com essa grata surpresa que é a notícia da aprovação do doutorado em Agricultura Tropical. Começamos e fechamos o ano muito bem. Isso mostra a evolução que o Ceunes tem. É obrigação nossa dar todo o apoio para que o Centro cresça ainda mais” – enfatiza.
70 ANOS DA UFES
Para o reitor Eustáquio de Castro, a Ufes tem muito o que comemorar nesse 2024, quando completa 70 anos. “Um desses eventos são os 18 anos aqui do Ceunes, que é a nossa Ufes em São Mateus. Temos muito orgulho deste campus, até mesmo porque agora, como reitor, temos a obrigação de conduzir os trabalhos feitos aqui e também porque participamos da história”
Ele afirma que participa da evolução da Ceunes para o Ceunes desde 1992. “Foi o primeiro lugar em que trabalhados e agora estamos nessa oportunidade comemorando os 18 anos no Ceunes. É muito importante para a Ufes. O campus avançou bastante e hoje temos graduação de mestrando e doutorado que contribui para a sociedade capixaba” – comemora.
Desafios para 2025
Segundo o reitor Eustáquio de Castro, o ano de 2025 traz muitos desafios ao Ceunes, dentre os quais, cita a criação de um centro de referência de agronomia no norte do Espírito Santo. “Temos pesquisadores e professores aqui no norte e também no sul, em Alegre. Temos parceria com o Ifes em São Mateus, sob a direção do Eros Spalla, e uma das nossas metas é criar esse centro do agro com esses grandes pesquisadores. Isso já está formatado. Estou levando para a bancada [federal capixaba em Brasília] no fim desse mês, junto com o professor Roney, que já está preparando a apresentação para dizermos da importância desse centro de pesquisa do agro” – sustenta.
Ele cita ainda a criação do projeto Inteligência Artificial Capixaba, junto ao Governo do Estado, assim como o projeto Ciências do Mar. “Além de outras iniciativas que fazem parte de parcerias com a iniciativa privada. Vamos ainda tentar trazer de volta a Petrobras para uma parceria com o norte do Estado na parte offshore. Essas são as perspectivas que estamos trazendo para 2025 porque 2024 já está realizado” – complementa.
Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital