A tradicional Festa de Santos Reis na Comunidade Pedra D’Água está confirmada para os dias 5 e 6 de janeiro. De acordo com o coordenador Roberto Pedro de Assis, o Robertinho, grupos de Reis de boi se apresentarão nos dois dias de festa. A programação será aberta às 18h do dia 5 de janeiro, um sábado, com apresentação do grupo do mestre Benedito Assis. Em seguida acontecerá a procissão com a imagem dos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.

Com a chegada da procissão, será iniciada a missa campal presidida pelo padre Moacir Pinto, pároco da Paróquia São Daniel Comboni, de Guriri. Em seguida recomeçam as apresentações dos grupos de Reis dos mestres Benedito (de São Domingos de Itauninhas), Valentim, Antônio Galdino, Luiz Barros, Cimar e Paixão.

Ainda na primeira noite está programado um forró com Edson Show. No domingo, dia 6, às 8h acontece torneio de futebol com participações de equipes masculinas e femininas. Às 16h, tem sorteio de prêmios. Conforme Robertinho haverá barracas com comidas e bebidas. Para preparar a festa, Robertinho disse que nos dias 2, 3 e 4 de janeiro acontecerá um tríduo com a presença de comunidades visitantes.

A Prefeitura destaca que a Festa de Santos Reis é um grande encontro dos Ternos de Reis de São Mateus, além de grupos convidados. A festa faz parte do calendário cultural do Município e do calendário turístico-cultural do Governo do Estado.

TRADIÇÃO

O Dia de Reis, ou Dia dos Santos Reis, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição que lembra a data em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos, que chegaram do oriente, guiados por uma estrela. A Folia de Reis, que reúne cantadores e instrumentistas para celebrar a data, tem origem portuguesa e chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, a manifestação cultural tinha a principal finalidade de divertir o povo. No Brasil, passou a ter um caráter mais religioso.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here