Representantes da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/MS) estiveram em São Mateus, na última semana, reunidos com as referências do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat), da Secretaria da Saúde (Sesa) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da regional norte de Saúde. O objetivo do encontro foi acompanhar as ações voltadas à saúde do trabalhador.

O encontro, solicitado pelo órgão federal, faz parte de um projeto de apoio institucional aos estados e teve como foco conhecer a realidade dos Cerests e as experiências desenvolvidas por estes centros, visando ao fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador.

Além de São Mateus, a equipe nacional visitou também o Cerest de Colatina e realizou reuniões com representantes do Cerest de Cachoeiro de Itapemirim. Também aconteceram reuniões com Subsecretaria de Vigilância em Saúde, onde foi recebida pelo subsecretário de Estado, Luiz Carlos Reblin, e o gerente de Vigilância, Orlei Cardoso.

“Durante a visita tivemos a oportunidade de apresentar com mais detalhe o nosso Sistema Estadual de Notificação, o e-SUS VS, e as ações em saúde do trabalhador em cada região. Foi um importante momento de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento das ações regionais”, informou a chefe do Nevisat e coordenadora do Cerest Estadual, Liliane Graça Santana.

Leia também:   Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Ela destacou também que, segundo monitoramento da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, dez estados brasileiros e o Distrito Federal têm todos os Cerest com atuação satisfatória, sendo um desses estados o Espírito Santo. “O Estado estar nesta lista ressalta ainda mais a importância do apoio institucional no desenvolvimento de ações qualificadas, seguindo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

 

Reunião em São Mateus

Durante a reunião, foi apresentado ainda o perfil produtivo e epidemiológico, as incidências dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e as metas alcançadas em 2021.

A referência técnica Cerest Norte, Ana Lúcia de Lima, destacou que o trabalho do Centro tem como uma de suas prioridades as ações de vigilância como articulador das intervenções nas relações entre o processo de trabalho e a saúde, atuando em ações preventivas, antecedendo o acidente de trabalho e as doenças relacionadas ao trabalho.

“A região Norte abrange, principalmente, os setores de agricultura, construção civil e mineração. Nesses ambientes laborais surgem os riscos à saúde, e a intervenção do Cerest em parceria com outras instâncias governamentais, se torna absolutamente necessária para o controle dos riscos e na assistência integral à saúde desses trabalhadores”, ressaltou a referência técnica.

Leia também:   Secretaria da Fazenda disponibiliza novo módulo para MEIs no aplicativo Nota Fiscal Fácil – NFF

 

Atribuições do Cerest Norte

– Desempenhar as funções de suporte técnico, de educação permanente, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da área de abrangência;

– Apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na Atenção Primária em Saúde, nos serviços especializados e de urgência e emergência, bem como na promoção e vigilância nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde;

– Atuar como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de saúde do trabalhador, assumindo a retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações.

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here