Nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9) acontece o encerramento do processo de Planificação da Atenção à Saúde da Região Norte de Saúde. Haverá também a I Mostra de Experiências da Rede Cuidar Norte, conforme mensagem enviada à Rede TC pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

O encontro será no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Nova Venécia, e contará com a presença do secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira, além dos gestores municipais de Saúde, prefeitos, facilitadores e tutores da planificação, coordenadores e equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal (SB), Vigilância em Saúde (VIS),  referências técnicas municipais e regionais, Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte/ES), membros da Comissão Intergestores Regional Norte, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, Ministério Público do Espírito Santo, entre outros. A previsão é que aproximadamente 200 pessoas participem do evento.

A Planificação da Atenção à Saúde tem como objetivo qualificar o corpo técnico e gerencial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e dos municípios, integrando a Atenção Primária à Saúde (APS)  com a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), construir e monitorar planos de ação que envolvam as equipes de APS  e da AAE, e apresentar os avanços alcançados, promovendo uma mudança estrutural dos processos de trabalho, gerando, assim, melhoria da qualidade da assistência ao paciente e racionalização dos gastos, integrando a atenção básica à Rede Cuidar.

Leia também:   Bolsa Estágio: oportunidades para estudantes de licenciatura

Ao todo, 2.000 profissionais participaram do primeiro ciclo da planificação, em 2017, e cerca de 800 do segundo ciclo, neste ano, na Região Norte.

Durante o encontro, serão apresentados dados que mostram os resultados da Rede Cuidar na Região Norte neste primeiro momento e apresentação das mudanças no atendimento pelos municípios, além de uma exposição desses resultados em banners e apresentações orais das experiências.

A superintendente da Região Norte de Saúde, Gilcilene Pretta Cani, classificou o processo de planificação na Região Norte como sendo potente e estratégico para organizar processos de trabalho. “Foi um processo que mobilizou de forma geral a Superintendência Regional da Secretaria de Estado da Saúde e os 14 municípios, seus prefeitos, secretários municipais de Saúde e suas equipes da Atenção Primária à Saúde. Vários profissionais se colocaram voluntariamente para serem facilitadores do processo”, disse.

Além disso, Pretta Cani destacou que o processo de tutoria nas unidades de saúde laboratório conseguiram, juntos com os municípios, rever e organizar todos os microprocessos de trabalho, o que resultou em maior eficiência e qualidade, com resultados positivos para os profissionais da saúde e para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Implantamos por exemplo, o bloco de horas, onde as Unidades de Saúde não tem mais filas e conseguem agendar os pacientes com mais organização. Paralelo à planificação, abrimos a Unidade de Cuidado Integral à Saúde – Rede Cuidar em Nova Venécia, em setembro de 2017 e, em um ano de funcionamento, a região tem muitos motivos a comemorar, com a gestão da condição crônica do hipertenso e diabético, por exemplo, além de atendimento próximo, humanizado, com equipe multiprofissional e com acompanhamento da continuidade do cuidado nas equipes integradas da APS e da Atenção ambulatorial especializada. Hoje, toda Unidade de Saúde estratifica o risco da condição de saúde da sua população, assim conhecemos essa população de risco, de hipertensos, diabéticos, mulher e criança, em cada município, que são referenciadas corretamente para a unidade Cuidar. Dessa forma, toda a rede de atenção a saúde da região vem sendo reestruturada”, destacou.

Leia também:   “Senado não pode ficar preso em uma divisão partidária ou ideológica”, diz Marcos do Val

A Região Norte de Saúde foi a primeira região do Espírito Santo a iniciar o processo de planificação e receber a Rede Cuidar, sendo considerada laboratório para as demais regiões do Estado. Pelo pioneirismo, Pretta Cani já apresentou tais experiências no Congresso Nacional de Enfemagem (UNIT – Aracaju/SE, Maio/2018); na Câmara Técnica da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) do CONASS (Brasília/DF, Maio/2018); e no 30º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Gramado/RS, Junho 18).

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

 

Programação

08/11 (quinta-feira)

8h: Acolhimento e inscrições

8h30 às 9 horas: Momento Cultural

9h às 10 h: Abertura do evento (SESA / MS / CONASS / COSEMS / CIR NORTE / CIM NORTE / PREFEITO ANFITRIÃO / MP / CMS / IFES)

10h às 11h: O Impacto da Rede Cuidar na Região Norte/ES – Resultados e Conquistas  Superintendente Regional de Saúde (Gilcilene Pretta Cani Ribeiro)

Leia também:   Findes e EDP firmam parceria para instalar rede de recarga de carros elétricos no Espírito Santo

11h às 12h: Mesa de Debate “O Impacto da Rede Cuidar na Região Norte/ES – Resultados e Conquistas” – Eugênio Villaça Mendes (Conass) , Ricardo de Oliveira (Sesa), Gilcilene Pretta Cani Ribeiro (Superintendência Regional/Sesa) e Júlio César de S. Baldotto e Leila M.C. Baltar Rodrigues  (Secretários Municipais de Saúde)

12h às 13h30: intervalo

13h30 às 14h: Momento Cultural

14h às 14h40: A Tutoria como elemento de Cooperação Técnica – Equipe da Planificação da Atenção à Saúde / APS Regional – SRSSM/SESA

14h40 às 15h20: A gestão da condição de saúde da população com hipertensão e diabetes na Região de Saúde Norte do ES – Equipe da Rede Cuidar em Nova Venécia/ES

15h20 às 16h: Visita dos trabalhos

16h10 às 16h30: Encerramento

 

09/11 (sexta-feira)

8h: Acolhimento

8h30 às 9h: Momento Cultural

9h às 11h30: I Mostra de Experiência da Rede Cuidar da Região Norte/ES – Apresentação dos Municípios

11h30 às 11h45: Premiação da Mostra – Superintendência Regional de Saúde –Gilcilene Pretta Cani

11h45 às 12h: Encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here