A Rede TC de Comunicações e a Faculdade Vale do Cricaré (FVC) realizam uma campanha de conscientização sobre o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Diretor comercial da Rede TC, Alexandre Castro frisa que uma pesquisa pelo Portal TC Online apontou as maiores dúvidas da população relacionadas à covid-19.

Diretor comercial da Rede TC, Alexandre Castro frisa que uma pesquisa através do Portal TC Online apontou as maiores dúvidas da população relacionadas à pandemia. Foto: TC Digital

Desde os primeiros relatos do que seria a pandemia, a Rede TC já publicava reportagens sobre o assunto. Alexandre detalha que a campanha consiste em orientações, cujo material foi produzido pela parceira FVC, sobre a coordenação do professor José Roberto Gonçalves de Abreu. As orientações serão publicadas no jornal Tribuna do Cricaré e no Portal TC Online. O diretor comercial da Rede TC reforça que seriam realizadas uma série de ações, que precisaram ser alteradas diante das orientações dos órgãos de saúde.

A primeira ação aconteceu dentro das dependências da FVC, onde, ainda durante as aulas, todos os alunos foram orientados com informações sobre a doença. “O segundo momento foi a pesquisa que disponibilizamos no portal. Essa tinha o intuito de mapear as carências de informação que a nossa população possui, para produzirmos o material direcionado para combatê-las”, reforçou Alexandre.

Leia também:   Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus
Coordenador do Comitê de Gestão Interna do Covi-19 da FVC, José Roberto ressaltou que as ações iniciaram muito antes que o assunto coronavírus atingisse o alarde atual. Foto: TC Digital

Coordenador do Comitê de Gestão Interna da Covid-19 da FVC, o professor José Roberto reforça que a campanha orienta a comunidade, com a força da Rede TC e com “a fidelidade do material produzido pela academia”. Ele ressaltou que as ações iniciaram muito antes que o assunto coronavírus atingisse o alarde atual.

Mudança de rotina da sociedade

Coordenador dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia e História da FVC, José Roberto Gonçalves de Abreu ressalta que este momento de crise na saúde mundial tem repercussões em outras áreas, como econômica e educacional, de mudança de rotina da sociedade, com reorganização da vida pessoal e profissional. Por este motivo, ele aponta que era necessário o trabalho de conscientização junto com a Rede TC.

O comitê da FVC inclui profissionais externos. José Roberto enfatiza que o material produzido ajuda os sistemas governamentais municipal, estadual, federal e internacional a conscientizar sobre os caminhos de prevenção, sejam higiênicos, de evitar aglomerações e de mudança de rotina das famílias.

O QUE É O CORONAVÍRUS?

O coronavírus já é um vírus conhecido, mas provocava doenças que não causavam tanta preocupação. No final de 2019, na China, surgiram casos aparentando resfriado e gripe, mas as pessoas mais velhas evoluíram para situações graves, com insuficiência respiratória, necessitando de assistência intensiva. Ao investigar qual era o agente etiológico desses casos, foi descoberto o novo coronavírus, que recebeu o nome de Sars-CoV-2, causador da doença Covid-19.

Leia também:   Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

Acredita-se que o início da transmissão se deu num mercado de frutos do mar na Cidade de Wuhan, na China. Ainda não se sabe qual animal, especificamente, transmitiu a doença para o ser humano.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa por pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias, ou contato, está ocorrendo. É transmitido através de gotículas de salivas, espirro, tosse, contato próximo com toque ou aperto de mão, abraço, objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 SINTOMAS

Os sinais e sintomas de contaminação pelo novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

No entanto, o novo coronavírus (Sars-Cov-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais sintomas conhecidos até o momento são a febre, a tosse e a dificuldade de respirar. (FVC, com informações do Ministério da Saúde).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here