Um sistema integrado com a Atenção Primária à Saúde (APS), que possibilita compartilhar o plano de cuidado do usuário com as unidades básicas de saúde, foi implantado na unidade da Rede Cuidar em Nova Venécia, a primeira a entrar em funcionamento no Espírito Santo. “Trata-se de um prontuário clínico eletrônico que permite que os profissionais interajam dentro de um sistema por meio de chat, tendo acesso às informações do usuário e propondo discussão sobre os casos. Até o dia 18 deste mês, 19.039 pacientes da Rede Cuidar em Nova Venécia estavam cadastrados no sistema” – explica a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Saúde, em mensagem à Rede TC.

Segundo o coordenador do Núcleo Interno de Regulação, Marllus Robson Cavalcanti, o sistema, batizado como RG Cuidar, vai além de um prontuário clínico, “pois atende às necessidades de um cuidado multiprofissional de maneira integral, vinculando as informações do usuário do Sistema Único de Saúde à APS e à Atenção Ambulatorial Especializada”.

Ele destacou que esse é um sistema voltado ao acompanhamento e cuidado às condições crônicas de saúde. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no Brasil é o único sistema que atende de maneira integral, com comunicação entre a APS e AAE, a partir da estratificação de risco e compartilhamento do cuidado do usuário portador de condições crônicas. “O sistema foi criado a partir da necessidade da rede, um sistema totalmente novo para um novo modelo de saúde”, disse Cavalcanti.
Ainda de acordo com ele, o sistema possui informações inerentes às condições de saúde dos usuários a partir das linhas de cuidado definidas como prioritárias na região (hipertensão, diabetes, mulher, criança e oncologia), exames, medicações, equipes de saúde que compõem a Rede Cuidar em Nova Venécia, estratificação de risco dos usuários, criação da agenda, compartilhamento dos usuários entre as unidades básicas e a Atenção Especializada, plano de cuidados com metas pactuadas com os usuários, evolução dos usuários diante do acompanhamento da sua condição crônica.

Implantação gradativa

Nova Venécia e Vitória – A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) explica que o sistema está sendo implementado de acordo com a necessidade da Rede Cuidar. A partir do dia 1º de outubro, entra em uma nova etapa, com implantação de um módulo mais robusto e resolutivo nas unidades básicas de saúde, “que fortalecerá ainda mais a comunicação e interação entre os pontos de atenção a partir de uma ‘referência e contrarreferência’ efetiva e em tempo real”, como destaca a Sesa.

“A partir desse novo modelo de saúde, deixamos de pensar que somente o médico é o profissional responsável pela melhoria da qualidade de vida do usuário e de fato incluímos em sua recuperação e seu reestabelecimento clínico a equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, educador físico, técnico de enfermagem e demais profissionais que se façam necessários de acordo com a linha de cuidado), cada um com seu conhecimento, interagindo na construção de um cuidado integral ao usuário” – explica o coordenador do Núcleo Interno de Regulação, Marllus Robson Cavalcanti.

Além da unidade em Nova Venécia, o sistema RG Cuidar já foi implantado na unidade de Guaçuí e em breve será levado para a de Santa Teresa.

Aplicativo interno moderniza atendimento

Os aplicativos, também conhecidos pela abreviatura do termo ‘aplicação de software’ (APPs), são ferramentas que podem ser instaladas no celular e utilizadas de diversas maneiras, ajudando a resolver questões simples do cotidiano das pessoas. “No caso da Rede Cuidar, o APP fornece à equipe informações sobre a ordem de atendimento do paciente, para qual médico ele deve ser encaminhado, o tempo de cada consulta, e isso ajuda na organização e orientação do paciente dentro da unidade”, explica a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

De acordo com a gerente da Rede Cuidar em Nova Venécia, Gilmara Sossai, todos os colaboradores da unidade têm acesso ao APP. “Ele funciona de forma on-line, disponibilizando a informação precisa do local que o usuário deve estar naquele momento. Disponibiliza a linha de tempo informando o horário que o usuário passou em cada setor e qual o profissional que fez o atendimento. Informa também o tempo que o paciente permaneceu em cada setor. É um facilitador” – explica.

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