Já estava tudo resolvido para a viagem de retorno ao Brasil nesta semana, para rever parentes e cuidar de outros assuntos pessoais. Porém o mateense Edinei Arariba Polato, conhecido como Edinei Luís, teve que adiar os planos por conta da pandemia mundial de coronavírus.

Ele vive com a esposa Mércia Amaral na Espanha, entre as cidades de Langreo, na Astúrias, e Barcelona, na Catalunha. “Estamos vivenciando uma situação anormal” avalia, lembrando a gripe espanhola do início do século XX que dizimou milhões de pessoas na Europa e outras partes do mundo.

Edinei mora com a esposa Mércia na Espanha. Foto: Reprodução

“Aqui na Espanha estamos em situação de alarme. Foi baixado um decreto real com normas e orientações sujeito a multas altíssimas em caso de descumprimento. A principal orientação é: ficar em casa. Enfrentamos a situação com temor do que está por vir e confiança em Deus para que tudo se resolva logo” – disse Edinei, que residia no Bairro Santo Antônio.

Lembrando que a maioria, cerca de 80% dos infectados, supera o vírus com sintomas leves, o mateense reforça o lema mundial recomendado que é ficar em casa e salvar vidas. “Estamos em casa há pelo menos dez dias, em uma cidade do interior que é muito diferente da metrópole Barcelona. Pelo menos onde vivemos as pessoas estão conscientes da gravidade. De início houve uma correria ao supermercado, mas até o momento, por aqui, não há desabastecimento grave. Está faltando carne, enlatados estão escassos e, realmente, falta papel higiênico, papel toalha e guardanapos”.

Leia também:   Brasil possui 2,8 médicos para cada mil habitantes, aponta CFM

Aos mateenses, ele aconselha ler livros, a Bíblia, assistir filmes, para ocupar o tempo ocioso. “O conselho mais útil para que tudo passe logo é: fique em casa, cuide dos idosos, hipertensos e outros do grupo de risco. Finalizo com um pensamento atribuído ao senhor Afilófio Castro, avô do arcebispo Zanoni Demettino Castro: ‘A primeira condição de vida é viver, a segunda é saber viver e a terceira é viver em paz. Viver é ciência, saber viver é arte e viver em paz é filosofia’”.

Langreo (Astúrias-Espanha)

Veja o relato de outros mateenses no exterior:

LEIA MAIS: Mateenses dizem enlouquecer com quarentena no exterior

LEIA MAIS: “Tudo fechado na França”, diz moradora de Guriri, que está em Paris

LEIA MAIS: Na Coreia do Sul, Nathane afirma que situação é tranquila

LEIA MAIS: Nos EUA, brasileira relata desabastecimento em supermercados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here