A Secretaria Municipal de Comunicação relata em nota que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto voltará a paralisar a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) às 18h desta quinta-feira (9), em ação de racionamento em decorrência do avanço da cunha salina no Rio Cricaré. Não foi apresentado o horário de retomada das atividades após essa interrupção. Conforme a Secom, após desligar os equipamentos às 6h, a ETA voltou a funcionar às 12h.
“A Prefeitura de São Mateus segue trabalhando com o Saae para mitigar os efeitos e garantir o abastecimento com segurança”, sustenta a nota. Na quarta-feira (8), o Saae já havia anunciado o início do racionamento naquele dia, iniciando às 18h. A operação seria retomada à meia-noite, mas já adiantava a interrupção às 6h.
“A medida segue os protocolos de segurança e qualidade da água previsos na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, garantindo que a água distribuída esteja dentro dos padrões adequados”, afirma a Prefeitura, que alertou na nota que o abastecimento de água poderia ser reduzido ou interrompido em alguns bairros. “Recomenda-se o uso consciente da água, priorizando o consumo essencial”, recomenda.
A Prefeitura de São Mateus já havia apresentado o Decreto nº 18.193/2025, que declara situação de emergência em razão do avanço da cunha salina no Rio Cricaré e do consequente comprometimento do abastecimento de água. O documento foi assinado pelo prefeito Marcus Batista na quarta-feira (8) e abrange todo o território do Município.

Foto: Claudio Caterinque/TC Digital







