A Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros de Conceição da Barra (Ceafro) realizou uma programação com atividades culturais com intuito de apresentar a certidão de Autorreconhecimento da Fundação Cultural Palmares da Comunidade Quilombola de Santana.

Coordenadora da Ceafro, Sidineide Vidigal destaca que toda a comunidade quilombola recebe esse reconhecimento da Fundação Palmares com muita alegria. Sidineide afirma que a comunidade de Santana, apesar de ser urbana, tem uma identidade cultural fortíssima.

Ela cita, por exemplo, a existência de dois jongos na localidade, o de São Bartolomeu e o de Santa’Ana, do grupo Reis de Boi do Mestre Nilo, além de produção de artesanato afro-brasileiro. “Isso reafirma a nossa identidade”, sustenta.

Sidineide destaca que o quilombo de Santa Ana teve atuação marcante das lideranças Negro Rugério, Jacimba Gaba e Constância de Angola, além de produzir farinha e beiju para saída no porto de São Mateus. Apesar do reconhecimento existir desde 2006, Sidineide afirma que ele ainda não era de conhecimento da comunidade.

 

ATIVIDADES

Entre as atividades realizadas, no final de semana passado, no Cras Quilombola Negro Rugério aconteceram apresentações de samba de roda, dança, recital de poema e apresentação do Jongo de Santa’Ana. Também foi lido o teor da Certidão de Autorreconhecimento da Fundação Cultural Palmares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here