Tratado por muitos especialistas como o mal do século, o transtorno de ansiedade tem afetado cada vez mais um número maior de pessoas. De acordo com o médico psiquiatra Karisten Soares Martins, a ansiedade é algo normal em todo ser humano, no entanto o problema é quando se torna persistente.

Médico psiquiatra Karisten Soares Martins. Foto: TC Digital

“Todo mundo tem ansiedade. Ela prepara o sujeito para lidar com as situações da vida. É normal, por exemplo, ficar ansioso antes de realizar uma prova importante. No entanto o excesso e a persistência da ansiedade podem evoluir para um transtorno que gera sintomas, não apenas psíquicos, mas físicos também” – esclarece o psiquiatra.

Conforme o médico, alguns sintomas indicam que a ansiedade passou dos limites e está na hora de procurar ajuda profissional. “Taquicardia, tremor, falta de sono e boca seca são alguns alertas físicos que o corpo dá. Mas aparecem também sintomas psíquicos, como medo e insegurança, a pessoa passa a se assustar por situações irreais, e sempre achar que algo de ruim está acontecendo” – afirma.

Leia também:   PM apreende maconha e crack no Bairro Colina

Para Karisten, o estresse da vida moderna é um dos principais fatores que tem levado a uma sociedade cada vez mais ansiosa. “A fase produtiva da vida, que vai do final da adolescência à vida adulta, é a mais acometida pela doença, por conta das obrigações e preocupações do dia a dia”.

TRATAMENTO

Segundo o médico, o transtorno de ansiedade deve ser tratado conforme a intensidade dos sintomas, que vão de leves a moderados e graves. No caso da ansiedade leve, o acompanhamento de um psicólogo pode ser suficiente para reverter o quadro. Já o transtorno moderado, ou grave, necessita de um tratamento medicamentoso, prescrito por um médico psiquiatra.

Karisten ressalta que o exercício físico e a vida social e familiar contribuem muito para o tratamento do transtorno. “É muito importante reservar momentos de lazer no dia, ter interação social e praticar atividade física. Uma vida saudável e cercada pelas pessoas que amamos é o principal remédio” – completa.

MEDCLINIC

O médico psiquiatra Karisten Soares Martins atende de segunda a sexta-feira na Medclinic, que está localizada na Rua Dr. Arlindo Sodré, n° 331, Bairro de Fátima (Ideal). Os telefones de contato são 3773.2134 e 9.9815.0351.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here