A base para se ter um relacionamento saudável envolve múltiplos aspectos que se relacionam e contribuem para a estabilidade e satisfação de ambos os parceiros. Segundo a psicóloga mateense Francielly Jacentink da Silva, manter esses comportamentos requer atenção e cuidado contínuos entre ambos.

Com formação em promoção de autoconhecimento e relações saudáveis, ela destaca os pontos que julga serem importantíssimos nas relações: comunicação, confiança, respeito mútuo, conexão, compatibilidade, carinho e afeto, independência e espaço pessoal, compromisso, gestão de expectativas, humor e diversão.

“Ter uma boa escuta, saber comunicar sentimentos, necessidades e pensamentos de forma direta e honesta. Buscar ter comunicação empática para abordar a resolução de conflitos. Ser transparente sobre suas ações e intenções, evitando mentiras e omissões. Ser leal ao parceiro e manter compromissos estabelecidos no relacionamento. Reconhecer e apreciar as qualidades e esforços do parceiro, além, é claro, de estabelecer uma compreensão e vínculo emocional para sentir-se seguro para compartilhar medos, inseguranças e sonhos. Ter valores e metas de vida semelhantes, ou pelo menos compatíveis” – orienta.

A psicóloga Francielly Jacentink afirma que, para manter um relacionamento saudável, é necessário atenção e cuidados contínuos entre o casal.
Foto: Divulgação

Segundo ela, exprimir amor por meio de gestos físicos, como abraços e beijos, e verbais, proporcionando tempo de qualidade, também é primordial para um bom relacionamento.

“Manter interesses, passatempos e amizades individuais. Respeitar a necessidade de espaço pessoal e de tempo para atividades individuais. Estar disposto a trabalhar nos desafios e dificuldades que o relacionamento apresenta. Manter expectativas razoáveis sobre o parceiro e o relacionamento, sabendo que ninguém muda ninguém –este ponto é muito importante—, encontrar momentos para rir juntos e não levar tudo muito a sério” – enfatiza.

De acordo com Francielly, para reforçar a conexão dos casais é primordial ainda ter uma boa comunicação, respeito e fortalecer a intimidade emocional compartilhando sentimentos e oferecendo apoio. A psicóloga complementa que também é essencial administrar as expectativas pessoais em relação ao parceiro.

 

PERFIL

Francielly Jacentink é psicóloga clínica e atua com atendimento de adultos e casais. É especialista em Psicologia Jurídica e possui formação em Fundamentos da Terapia de Casal com o mestre em psicologia Alexandre Coimbra no Instituto Aripe. Atualmente é mestranda em Ensino na Educação.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here