O setor avícola deve ganhar um impulso no centro-norte do Espírito Santo. Nesta quarta-feira (13), a empresa Proteinorte anunciou investimento de cerca de R$ 25 milhões na expansão e modernização do abatedouro e na implantação de uma fábrica de ração em Linhares. A novidade foi comunicada durante videoconferência com o governador Renato Casagrande. O investimento deve gerar até 150 novos empregos no segundo semestre deste ano.

A operação conta com financiamento de R$ 10,5 milhões do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). “Os investimentos têm o objetivo de melhorar a qualidade da ração que a empresa já produz, aumentando a capacidade de 16 para 30 toneladas de ração por hora. A empresa, que está entre as dez melhores de abate de frango do Brasil, pretende que a qualidade da ração produzida e seu valor nutricional tenham uma melhora, resultando em ganho na produtividade do frango na granja” – relata a assessoria do Governo do Estado.

Parte das obras já está em andamento, devendo ser entregue até outubro, e a conclusão deve acontecer no primeiro semestre de 2021. A iniciativa faz parte de um projeto maior de investimentos em expansão que a Proteinorte vem implantando desde 2007. Com o abatedouro, a capacidade de abate passará de 55 mil para 75 mil frangos por dia, podendo, inclusive, dobrar esse volume com a ampliação de turnos de funcionamento.

Leia também:   Polícia Militar prende dois após roubo e troca de tiros em São Mateus
Os investimentos da Proteinorte foram confirmados em reunião virtual com o governador Renato Casagrande. -Foto: Adriano Zucolotto-GovernoES/Divulgação

Fundada em 1976 e investindo em modernização de seu parque industrial, a Proteinorte oferece ao mercado produtos através das marcas Kifrango e Xiken. Hoje, com 800 empregados, a empresa vem se preparando para o aumento crescente da demanda, funcionando como um elo na cadeia avícola, integrando produtores, beneficiadores, distribuidores até a venda do produto pronto para o consumidor final.

Para o governador Renato Casagrande, o Espírito Santo se tornou um ambiente seguro para investimentos, que proporcionam a geração de renda e empregos. “Importante que possamos ter empresas que gerem empregos diretos e indiretos em nosso Estado”.

O diretor superintendente da empresa, Elder Marim, destaca que a Proteinorte Alimentos vem recebendo apoio do Bandes nos últimos 40 anos. De acordo com o diretor Administrativo Financeiro da Proteinorte, Fernando Marim, a empresa vem se preparando para o aumento da demanda. “Estamos aprimorando a qualidade dos nossos produtos e garantindo melhorias constantes no processo produtivo, que vão nos ajudar a conquistar novos mercados”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here