Implantado no início do ano nas escolas municipais, o Projeto Escola Mais já está apresentando resultados positivos. É o que afirma o secretário de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, e a equipe pedagógica da secretaria: Rosângela Miranda (subsecretária de Educação), Luzia Helena Torezani (coordenadora de Planejamento e Projetos), Janilza Dias Moreira (coordenadora do Projeto Escola Mais e do Programa Nacional do Livro Didático) e Renata Cristina Araújo Gomes (coordenadora pedagógica).

Em entrevista à Rede TC na tarde desta terça-feira (20), José Adilson disse que, além dos professores, os pais dos alunos também já notaram a melhora no rendimento escolar dos filhos, inclusive elogiando o projeto, e que a proposta é pedir ao MEC a continuação do programa com o envio de mais recursos para São Mateus em 2020.

Ele enfatizou que o projeto-teste do Ministério da Educação é realizado somente em mais dois municípios brasileiros, Cariacica (ES) e São José do Rio Preto (SP), que apresentaram propostas para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e fortalecer o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Segundo José Adilson, a meta é que os estudantes alcancem ao menos a nota 6.5, um ponto percentual a mais que a nota do Ideb de 2017, e superior a meta estabelecida para o Município em 2019, que é de 5.7.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

O secretário explicou que o Município foi inscrito no projeto no segundo semestre de 2018 e, neste ano, após vencidas as etapas, foi contemplado com R$ 1,4 milhão, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ele detalhou que o dinheiro foi utilizado na compra de 12.800 kits para alunos e de 500 para professores, aderindo ao processo licitatório da Prefeitura de Cariacica.

José Adilson frisou ainda que uma parte dos recursos foi usada no pagamento da formação de professores, pedagogos e diretores escolares. As formações foram dadas pelas professoras Elba Maria Leite Gomes e Margarida Rodrigues, autoras dos livros didáticos utilizados no Projeto Escola Mais em São Mateus e consultoras da Prova Brasil, em duas semanas no mês de março, na Faculdade Vale do Cricaré.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here