Funcionando desde junho, o projeto Consultório na Rua oferece atendimento médico para 100 pessoas em situação de rua no Município. De acordo com a Secretaria de Comunicação, o público atendido é divido em 19 mulheres e 81 homens, com idade entre 26 e 68 anos.

“O Consultório na Rua, da Prefeitura de São Mateus, continua percorrendo os bairros do Município atendendo pessoas em situação de rua. O projeto oferta todos os serviços da Rede de Saúde e conta com uma equipe formada por enfermeiro, técnico em enfermagem e assistente social. A equipe conta ainda com o suporte das Unidades Básicas de Saúde” – detalha.

Dentre os bairros atendidos pelo programa estão: Guriri (incluindo Mariricu e estrada da Meleira), Sernamby, Centro, Posto Esso, Morada do Lago, Santo Antônio, Morada do Ribeirão, Nestor Gomes (Km 41), Cacique, Porto, Seac e Santa Teresa (Ponte).

 

CUIDADOS

De acordo com a enfermeira e coordenadora da equipe, Ana Alves, os cuidados vão além de uma simples consulta médica. Ela explica que os casos encontrados nas ruas são diversos. Cita como exemplo casos de moradores com ferimentos, os que precisam de acompanhamento, alguns com atitudes de descontrole, moradores que receberam cuidados básicos como barba, auxílio para retirada de documentos pessoais, e outros serviços.

Leia também:   Homem morre ao cair e bater a cabeça em meio-fio em Boa Esperança

“Tiramos um morador que vivia na rua há mais de cinco anos, fizemos sua barba que durante todos esses anos não havia sido feita. Sem contar nos casos de pessoas que retornaram para suas cidades e muitos outros que conseguiram tirar os documentos pessoais” – frisa a enfermeira Ana Alves.

A próxima etapa do projeto é continuar com a vacinação da população de rua.

Nesse período de pandemia, Ana conta que apenas uma paciente em situação de rua morreu por consequências da covid-19. E afirma que atualmente não há nenhum caso confirmado de coronavírus na população de rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here