A artista visual Shila Joaquim lançou um novo projeto que visa refletir sobre o potencial ético nas relações humanas. Ela explica que o projeto, Ubuntu, Nosso Jardim, foi selecionado por meio de edital Cultura Cidadã –fundo a fundo implementado pela Secretaria de Cultura de São Mateus– e conta com a parceria do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).
“O projeto diz respeito à filosofia africana Ubuntu, que é uma expressão que se traduz em Eu sou, porque nós somos. A intenção da ação é refletir sobre o potencial ético existente nas relações humanas e fortalecer o convívio social salientando valores como a solidariedade, a confiança, o respeito, a generosidade, enfatizados neste projeto como valores fundamentais na construção de uma sociedade mais justa” – explica a artista.
Segundo ela, o projeto divide as ações em difusão e formação. “Na parte de difusão, a artista propõe a criação, produção e instalação de um conjunto autoral de seis esculturas de cerâmica queimadas à lenha, compostas com figuras de até um metro. Ladeando a obra estará um canteiro de flores imaginárias de cerâmica. A Obra pública, que ocupará cinco metros quadrados, ficará fixado permanentemente nas dependências do Ceunes” – detalha.
Shila explica ainda que realizará duas oficinas de iniciação à cerâmica voltadas aos estudantes universitários e mais duas dirigidas à comunidade em geral. “São objetivos do projeto valorizar a cerâmica tradicional queimada à lenha e criar na Universidade um local de acolhimento e beleza a ser frequentado por todos, ao mesmo tempo que estimula o surgimento de outros ceramistas capazes de unir ciência e tradição através da arte”.
As oficinas direcionadas ao campus acontecem no decorrer do mês de maio. O primeiro módulo, oficina formativa de i8niciação à cerâmica tradicional, começa nesta sexta-feira (5), das 9h às 17h. Nos dias 19 a 21, os participantes recebem orientação sobre a técnica da queima à lenha e construirão coletivamente o forno para a queima de cerâmica viabilizando a finalização e a decoração das peças.
“O módulo prioriza os processos criativos trazendo técnicas de modelagem com moldes de gesso e utilização de placas de argila. A inauguração do conjunto de esculturas está prevista para final de junho” – complementa Shila Joaquim.
Foto do destaque: Tecenauta/Divulgação