Idealizado e operado pelo Bússola Hub, o projeto social Conecta –um elo entro empresa e quem busca oportunidade– alcançou a marca de 200 contratações realizadas neste ano em São Mateus, sendo 70% de moradores do município. Para o espaço de inovação mateense, essa conquista se traduz, em escala local, na união de boa metodologia, parceiros certos e foco em resultado, impulsionando emprego, renda e perspectiva para as pessoas.

Foto: Bússola Hub/Divulgação
O Bússola Conecta afirma que auxilia as empresas contratantes e interessados em empregos por meio de processos simples, triagem qualificada e comunicação direta, conectando desenvolvimento humano ao fortalecimento da cadeia econômica no território. O projeto salienta ainda que, em 2025, o fluxo da plataforma de empregos em São Mateus mostra consistência, com cerca de 400 oportunidades anunciadas, 1.552 currículos cadastrados, 45 novas empresas parceiras, 16.718 inscrições e 2.486 pessoas selecionadas para entrevistas.
Mais do que números, o Conecta frisa que atua na organização do acesso ao trabalho, reduzindo etapas para as empresas e melhorando a assertividade do recrutamento. Já para os candidatos, o Bússola Conecta garante que amplia a visibilidade do perfil e facilita a inscrição nas vagas, com acompanhamento transparente do processo.

Foto: Bússola Hub/Divulgação
A coordenadora de expansão do Bússola Conecta, Morgana Zanetti Pimenta, comemora a marca alcançada. “Chegar a 200 contratações é motivo de alegria porque comprova que a ponte está funcionando: empresas encontram quem precisam e as pessoas retomam seus planos com o trabalho formal. Com o apoio da Suzano e a operação do Bússola Hub, seguimos organizando esse fluxo de oportunidades no território” – analisa.
Articulação do ecossistema regional de empregabilidade
Na opinião do Bússola Conecta, o marco de 200 contratações consolida o projeto social como ponte confiável entre talentos e empresas, e reforça o papel do Bússola Hub na articulação do ecossistema regional de empregabilidade. Para tanto, destaca o diálogo com organizações que acreditam que oportunidade é política pública e também responsabilidade compartilhada. “A meta agora é seguir escalando: mais empresas engajadas, mais pessoas preparadas e mais contratações com origem local”, projeta.
Foto do destaque: Bússola Hub/Divulgação







