quinta-feira, novembro 13, 2025
InícioEstadosEspírito SantoProgressistas e União Brasil formalizam federação

Progressistas e União Brasil formalizam federação

-

Brasília – Os partidos Progressistas e União Brasil formalizaram, na terça-feira (29), em Brasília, o início da federação partidária entre as duas legendas. O deputado federal Da Vitoria, presidente do Progressistas-ES, o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado estadual Marcelo Santos (União) e o deputado federal Evair de Melo (PP) marcaram presença.

O deputado federal Da Vitoria, presidente do Progressistas-ES, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos (União), o deputado federal Evair de Melo (PP) e os presidentes nacionais do Progressistas, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antônio Rueda, na formalização da federação em Brasília. Foto: Divulgação

A União Progressista (UP), como foi nomeada, contará com 109 deputados federais e 14 senadores no Congresso Nacional, e com seis governadores, 1350 prefeitos, incluindo sete capitais, e mais de 12 mil vereadores, segundo informações da assessoria do presidente estadual do Progressistas.
No Espírito Santo, o deputado federal Da Vitória afirma que assumirá a presidência da federação. O coordenador da bancada federal capixaba destaca que a União Progressista terá papel decisivo nas eleições de 2026.
“A federação se torna o maior instituto político do Brasil. Temos 20% dos membros da Câmara dos Deputados, que é onde se mede o tamanho de cada partido. Será decisivo em qualquer projeto eleitoral tanto em nível federal quanto nos estados. Tenho a convicção de que teremos uma grande adesão de filiados na próxima janela partidária e formaremos chapas competitivas para as eleições do ano que vem” – pontua o deputado federal.
Já o presidente da Ales, deputado estadual Marcelo Santos, que deverá ter um papel importante na federação, afirma que a União Progressista representa a construção de um novo caminho de destaque e influência, com impacto direto nas próximas eleições e nas decisões estratégicas do país. “Mais do que uma união de partidos, é uma construção que valoriza o Espírito Santo e garante que nossas pautas ganhem mais peso no cenário nacional”, frisa. Marcelo Santos também reforça que, apesar da integração formal, os partidos manterão suas características próprias e liberdade de atuação interna.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível