A Prefeitura de São Mateus, em parceria com o Governo do Estado, realiza uma série de ações alusivas ao Dia da Consciência Negra nesta quarta-feira (20). De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, neste ano, as atividades serão realizadas excepcionalmente na Praça São Benedito. “Este mês é dedicado a evidenciar a luta da sociedade contra o racismo, o preconceito, a discriminação e as desigualdades raciais” – detalha a Prefeitura.
Tradicionalmente realizado no Sítio Histórico Porto, o evento deste ano teve de ser transferido devido às obras de requalificação urbana que estão acontecendo no local.
CAPITAL DO ES
“No dia 20 de novembro, São Mateus se transforma simbolicamente na capital do Espírito Santo. O ato realizado nesta data tão significativa, o Dia Nacional da Consciência Negra, está previsto na Lei Estadual nº 8.790/2007 e faz parte da programação oficial do evento. Entre as atividades planejadas, haverá apresentações culturais, capoeira, reis de boi, uma feira de afroempreendedoras, jongo, exposições fotográficas, shows, entre outras atrações, proporcionando um rico panorama da cultura afro-brasileira” – explica a Secom.
“Embora o Dia da Consciência Negra já fizesse parte do calendário de eventos há muitos anos, apenas em 21 de dezembro de 2023, foi declarado feriado nacional para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Esta oficialização ocorreu por meio da Lei Federal nº 14.759/2023, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforçando a importância desta data na luta por igualdade e reconhecimento dos direitos das pessoas negras no Brasil” – complementa.
PROGRAMAÇÃO
Conforme programação enviada à Rede TC de Comunicações pela Secom, a programação será aberta às 8h com apresentação da Associação de Capoeira Dendê. Às 8h30 tem Reis de Boi Mestre Valdenir. De 9h às 17h acontece a Feira de Afroempreendedoras Neném Preta.
A solenidade da transferência simbólica da capital do Espírito Santo para o município de São Mateus está prevista para acontecer às 9h. A presença do governador Renato Casagrande foi confirmada na solenidade.
Às 10h acontece a abertura dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher. Às 10h20 tem a apresentação do Jongo São Cosme e Damião e às 11h a entrega da premiação Benedito Meia Légua, no Salão São Benedito.
Entre 13h e 15h acontece a exposição fotográfica Nosso Porto realizada pelo Iphan-ES. Às 15h tem show musical com a Banda Black Fox. E às 19h, missa afro na Igreja São Benedito.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital