quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioEstadosEspírito SantoPrograma ES Inteligente já conta com adesão de 20 municípios capixabas

Programa ES Inteligente já conta com adesão de 20 municípios capixabas

-

Nessa quarta-feira (16), o programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o ES Inteligente, atraiu a atenção de outras dez cidades capixabas e já conta com 20 adesões. O programa do banco capixaba tem como foco principal apoiar os gestores públicos com a estruturação e o desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), cada vez mais as prefeituras estão interessadas na elaboração de projetos de desenvolvimento eficientes e possibilitados pelo ES Inteligente. Alfredo Chaves, Boa Esperança, Muniz Freire, Montanha, Baixo Guandu, Vargem Alta, Muqui, Marataízes, Cariacica e Aracruz são os novos municípios que aderiram ao programa de inovação e infraestrutura municipal do banco capixaba e contarão com cooperação técnica e operacional em projetos modernos para infraestrutura, comunicação, eficiência energética e redução de gastos públicos.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, ressaltou a importância do ES Inteligente para o crescimento tecnológico e inovador das cidades capixabas, permitindo a redução de gastos públicos e colocando as pautas globais de desenvolvimento em evidência nos debates públicos.

Leia também:   PREVISÃO DO TEMPO: Pancadas de chuvas para Minas, com alerta de acumulados para o norte do estado

Piúma, Alegre, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, Colatina, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco, Domingos Martins, Afonso Cláudio e Guaçuí completam a lista das 20 cidades capixabas que aderiram ao projeto de cidades inteligentes do Bandes.

“O ES Inteligente é um programa que traz benefícios para todos os capixabas e que garante um aliado para as gestões públicas, nos momentos de tomadas de decisões e melhorias em infraestrutura. Por isso, os municípios do Espírito Santo estão aderindo ao programa de Parcerias Público-Privadas do Bandes, uma vez que opção engloba a geração de valor nos projetos desenvolvidos pelas prefeituras e que resulta, inevitavelmente, em bons resultados para a qualidade de vida nas regiões do nosso Estado”, frisou Kneip.

O programa atua com uma base de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de uma indústria 4.0, conectada à inovação tecnológica, com o objetivo de preparar os municípios para um futuro inovador e moderno. Para os projetos de eficiência energética, por exemplo, são pensadas soluções em iluminação pública e disposição de miniusinas solares que estejam em sintonia com as boas práticas ambientais, possibilitando um atendimento das necessidades energéticas municipais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia também:   PREVISÃO DO TEMPO: Pancadas de chuvas para Minas, com alerta de acumulados para o norte do estado

Como aderir

A adesão ao ES Inteligente é feita, primeiramente, pelo preenchimento do termo de requerimento de participação e benefícios ES Inteligente, que está disponível no site do Bandes (www.bandes.com.br/ppp), bem como pelo envio dos documentos de comprovação de identificação e da qualificação completa do município que deseja aderir ao programa. O processo virtual para envio de documentações permite agilidade e facilidade, tanto para a gestão pública municipal interessada quanto para  instituições de fomento que realizarão a análise das propostas.

 

Foto do destaque: Reprodução

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível