Programa AceleraTur chega com o objetivo de desenvolver o turismo o ano todo em Guriri

0
22
O Programa AceleraTur Guriri foi lançado ontem com apresentação dos objetivos e ações previstas ainda este ano para empreendedores na Escola Wallace Castello Dutra. Foto de Wellington Prado/TC Digital
O Programa AceleraTur Guriri foi lançado ontem com apresentação dos objetivos e ações
previstas ainda este ano para empreendedores na Escola Wallace Castello Dutra. Foto de Wellington Prado/TC Digital
Por Wellington Prado – Repórter
São Mateus – Com foco em acelerar o desenvolvimento e estimular o turismo o ano todo, o Programa AceleraTur Guriri foi lançado na tarde de ontem no auditório da Escola Estadual Wallace Castello Dutra. A parceria envolve a Prefeitura de São Mateus e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES).
O gerente regional norte do Sebrae, Paulo Barbosa, avalia o programa “como excepcional e maravilhoso”. Segundo ele, o Sebrae chega com uma trilha de capacitações praticamente sem custo para os empreendedores. “Vai ser uma injeção na veia e vai acelerar muito o desenvolvimento [do turismo] de Guriri, que já vem sendo acelerado nos últimos tempos”, afirma.
Paulo Barbosa detalha que o objetivo inicial é orientar os empreendimentos como bares, restaurantes e hospedagens. “Para que possam usufruir dessas qualificações, na melhoria do negócio, do atendimento, da recepção. É algo que vai revolucionar e alavancar os negócios em Guriri”, sustenta.
O gerente do Sebrae detalha ainda que estão previstas diversas ações, que ele denomina como soluções na qualificação profissional, marketing, gestão de negócios em diversas áreas dos empreendimentos, como estoque, setor financeiro e profissionalismo. “Bares, por exemplo, têm linha de qualificação para garçons”, frisa.
Segundo ele, as ações já iniciam em maio e prosseguem até o fim do ano com previsão de atender até 20 empreendimentos turísticos no Balneário.
Gerente regional do Sebrae, Paulo Barbosa avalia o programa como “excepcional e maravilhoso”. Foto de Wellington Prado/TC Digital
O secretário municipal de Turismo, Rafael Cruz, destaca o objetivo do prefeito Marcus Batista de desenvolver ainda
mais o turismo em Guriri. Foto de Wellington Prado/TC Digital

“Fomentar e valorizar o comércio local”, afirma
o secretário Rafael Cruz

São Mateus – O secretário municipal de Turismo, Rafael Cruz, reforça que o programa AceleraTur Guriri é “justamente para fomentar e valorizar o comércio local”. Conforme disse, o Verão de 2026, incluindo o período de Carnaval, foi um sucesso, mas que, com qualificação e desenvolvimento dos empreendimentos turísticos, o faturamento do setor pode ser potencializado. “A gente depende desses meios para trazer mais turistas”, afirma.
Rafael Cruz reforça que o propósito do prefeito Marcus Batista é alavancar o turismo no Balneário, não somente no Verão, mas durante todo o ano. Inclusive, lembra que o calendário traz outros eventos fora da alta temporada. “Hospedaria e restaurantes não trabalham somente no Verão. Essa preparação é para o ano todo” – sustenta.
Ele detalha que o investimento da Prefeitura no Programa AceleraTur Guriri, feito por meio da Secretaria de Turismo, é de R$ 27 mil. “Para contratação, junto ao Sebrae, dessa qualificação”, afirma.
Também participaram do lançamento do programa, a coordenadora do escritório do Sebrae em São Mateus, Gianni Fagundes, o presidente da Adetur de Linhares, Cimá Guizani, além de empresários de diversos setores do turismo de Guriri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here