Profissional de educação física, Eric de Sá recomenda a prática de exercícios físicos para manter a saúde em dia. E quando realizada ao ar-livre, diante da pandemia do novo coronavírus, ela deve ser acompanhada de todos os cuidados respeitando os protocolos sanitários. Eric de Sá destaca que a atividade física traz muitos benefícios à saúde.

Em Guriri, por exemplo, a caminhada é a atividade física mais praticada, de simples execução e intensidade moderada. Eric de Sá, que atua na academia Movimentação Plus em São Mateus, recomenda todos os tipos de exercícios para prevenir comorbidades como diabetes, problemas do coração e obesidade.

Enfim, mantendo os protocolos por conta da pandemia, o calçadão e a praia de Guriri são ambientes preferidos para caminhada, corrida, ciclismo, futevôlei, futebol de areia e até mesmo aquela brincadeira com a bola, que não deixa de ser um exercício físico.

“É muito bom para se movimentar”, comenta a praticante de ciclismo Bruna. Fotos de Claudio Caterinque/TC Digital

“É muito bom para se movimentar”, comenta Bruna, que se mudou há pouco tempo para Guriri e pratica, além do ciclismo, também caminhada e corrida.

Já o casal Sérgio Fiorot e Regina Saburra, moradores de Linhares, procuram Guriri sempre para praticar exercícios físicos. Ele, engenheiro eletricista, afirma que herdou a tradição de frequentar Guriri dos pais. “A gente vem pra Guriri desde a infância, a família tem uma história aqui e é um prazer. Diariamente, mesmo fora do período de férias, a gente tem o hábito de fazer exercícios físicos em Guriri” – comenta o linharense.

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Sérgio e Regina, de Linhares, procuram Guriri sempre para praticar exercícios físicos.

“Faz bem para tudo, para a saúde, o bem-estar, a saúde mental. É fundamental para seguir bem com a vida” – complementa, elogiando o calçadão e a orla de Guriri. “Está melhorando muito!”

Até mesmo aquela brincadeira com a bola na praia serve como exercício físico.

O estudante de Administração Daniel Azevedo, de 26 anos, também aproveita as manhãs e tardes para praticar exercícios físicos. A meta dele é perder peso e manter a saúde em dia. Daniel Azevedo afirma que, além da caminhada, gosta ainda de andar de bicicleta. Quando não dá para praticar os exercícios físicos sob a luz do Sol, ele não perde a oportunidade de pedalar ou caminhar à noite, aproveitando a iluminação artificial por toda a extensão do calçadão.

Com a meta de perder peso, Daniel Azevedo faz caminhada, mas diz que pratica também ciclismo na ciclovia anexa ao calçadão de Guriri.

CALÇADÃO

O calçadão de Guriri, que originalmente tinha cerca de 1,6 km de extensão, começou a ser ampliado em 2019, pelo lado norte, onde foi construída uma faixa de mais 810 metros, até as imediações do parque aquático Guriri Beach. Do lado sul, conforme detalha a Secretaria Municipal de Comunicação, a Prefeitura está aumentando o calçadão em mais 270 metros. Com isso, a extensão total do calçadão passará para 2,68 km.

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Além disso, o calçadão ganha iluminação moderna em ambos os lados –já concluída no lado norte. A estrutura tem 6,7 metros de largura, incluindo faixa para caminhada e corrida, meio-fio e ciclovia.

Pai de 93 anos caminhada todos os dias ao lado da filha, de 57

Aos 93 anos de idade, Aloísio Jandro, não dispensa uma caminhada matinal ao lado da filha Ivete Braga, de 57. Na manhã desta sexta-feira (22), como fazem com frequência, aproveitavam o Sol para a prática do exercício físico. A filha Ivete afirma que neste período de pandemia, além de exercitar o corpo, a caminhada serve para manter a boa forma física e também “por causa da vitamina D”.

Reumatologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Cristiano Zerbini afirma que o Sol melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, além de ser fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo de um modo geral. “Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos” – explica o médico em mensagem da assessoria do Hospital Sírio-Libanês à Rede TC de Comunicações.

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“É importante investir na saúde e não ficar só com medo da pandemia. Você pode não ser contaminado pelo vírus, mas fica incapacitado por ficar prostrado. O medo te limita e é preciso que você ouse mais, com os devidos cuidados, mas mantendo a saúde física. Principalmente para o pai, por causa da saúde. É uma questão de prevenção” – orienta Ivete Braga.

Além da caminhada, Ivete afirma que o pai Aloísio pratica outras atividades em casa, como o pilates.

Além da caminhada, Ivete afirma que o pai também pratica outras atividades, como pilates, em casa. “Ele ainda mantinha outras atividades físicas, antes da pandemia. No Clube da Terceira Idade, praticava exercícios, ia para o forró. E como este último ano foi atípico, para não ficar preso em casa, fomos para o calçadão fazer caminhada juntos. O segredo da saúde e da longevidade é estar sempre se movimentando.

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