Na semana do Meio Ambiente, as prefeituras de São Mateus e Jaguaré, dentre outras ações, fizeram a distribuição de mudas nativas e frutíferas para a população. Neste sentido, o profissional de jardinagem, Fábio Aparecido dos Santos dá dicas de como plantar e cuidar de uma árvore.

“Ao retirar a muda da sacola, é preciso descobrir a raiz tocando o fundo da muda. Às vezes a raiz está muito presa na sacola. É preciso tirar o excesso de terra e soltar a raiz” – explica Fábio, que atua na Secretaria de Meio Ambiente de Jaguaré.

Fábio explica que esse procedimento é necessário para que a raiz da muda, ao ser plantada na cova, penetre a terra com maior facilidade.

Ele ressalta ainda a importância da folga que a muda precisa ter dentro da cova para que cresça de maneira saudável. “A profundidade das covas depende do tipo da muda. Às vezes é um porte maior, outras pequenas. A cova precisa ser de acordo com a muda, desde que sobre espaço em volta porque a muda não pode ficar imprensada. Ela precisa de espaço para a raiz poder sair” – orienta.

Leia também:   Saae lança refis para quitação de contas atrasadas

O jardineiro frisa que o Planeta sofreu muito com a devastação das florestas e entende que é primordial que cada um faça a sua parte contribuindo com o plantio de árvores, principalmente em áreas próximas a nascentes.

“Temos que tentar recuperar as matas ciliares, reflorestando as áreas que não são usadas para cultivo, espaços que não estão sendo usados. Recuperar as nascentes porque, sem as árvores, perdemos as nascentes. Tem que tentar manter o que temos e ainda recuperar o que perdemos” – enfatiza.

Segundo Flávio, as regas precisam acontecer diariamente já que as árvores adoram água. O local do plantio deve ser protegido de ventos fortes e receber bastante luz solar. O solo apropriado é aquele bem drenável e rico em matéria orgânica.

 

MEIO AMBIENTE

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira

O secretário de Meio Ambiente de Jaguaré, Ezídio André Basso, destaca as ações realizadas pela Prefeitura na semana do Meio Ambiente no Município. “A semana toda foi voltada para a preservação e recomposição de cobertura vegetal e educação ambiental nas escolas municipais. Foram realizadas palestras todos os dias da semana, além de plantio de mudas nas escolas municipais”.

Ezidio ressalta ainda que foram distribuídas em torno de 600 mudas nativas.

Já em São Mateus, as ações contemplaram uma ação de plantio de espécies de restinga em Guriri, além de distribuição de mudas frutíferas no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Nesta semana, estão sendo feitas distribuições de mudas no Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Carapina, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Cada pessoa que doar para a Campanha do Agasalho ganha uma muda frutífera. As doações serão recepcionadas também nesta sexta-feira.

Na próxima semana, outra ação está sendo planejada no Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é formar uma parceria como Hemocentro de São Mateus. Quem fizer a doação de sangue, também ganhará uma muda de árvore frutífera, que poderá ser plantada, inclusive, nos quintais das residências.

Leia também:   PDT confirma pré-candidatura de Follador e articula apoio de partidos

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here