Duas professoras que trabalharam na rede municipal de ensino de São Mateus em designação temporária –DT’s, como são conhecidos os profissionais que atuam sob esse regime– no ano letivo de 2018 procuraram a Rede TC para manifestarem a preocupação delas quanto ao atraso na abertura do processo seletivo para a contração dos profissionais que atuarão neste ano. O atraso nos procedimentos pode comprometer o início do ano letivo, conforme afirmam.

“Trabalho há dois anos como professora e o processo seletivo atrasa sempre. Ficamos inseguras se vamos ou não trabalhar no ano seguinte. Todo final de ano ficamos desempregadas” – disse uma professora, de 57 anos, que reside no Bairro Chácara do Cricaré, e que pediu para o nome não ser divulgado temendo ser prejudicada no processo de contratação. A incerteza e a falta de um calendário específico para a seleção dos profissionais, segundo ela, faz com que os professores tenham que permanecer em estado de alerta constante, sem poder viajar nas férias, por exemplo, para não perderem os prazos de inscrição e outros procedimentos.

Conforme disse a professora, o ano letivo de 2019 está previsto para começar no dia 5 de fevereiro. “Penso que as aulas começarão sem o quadro completo de profissionais”, argumentou. Ela lembrou ainda que em outros municípios do norte capixaba o processo foi realizado em novembro e dezembro. “Estou desanimada. Trabalho porque preciso, mas já avalio a decisão de ficar apenas na rede estadual” – confidenciou.

SALÁRIO PELA METADE
Uma professora que mora no Bairro Aviação relatou que no final do ano passado, recebeu pagamento referente a apenas 21 dias trabalhados, não considerando todo o mês de dezembro. “Teve professor que recebeu metade do salário, passou as festas de final de ano com apenas quinhentos reais no bolso. Outros, que tem menor carga horária, chegaram a receber duzentos reais. É lamentável” – acentuou.

Conforme afirmaram as duas professoras, somente no dia 11 de janeiro é que os profissionais receberam a rescisão contratual, acrescida de férias e o restante do décimo terceiro salário, cuja primeira parcela foi paga em novembro. “Diversas prefeituras e o Governo do Estado pagaram o salário integral em dezembro”.

Secretaria prevê início das inscrições para temporários dia 23

Caso a autorização para contratação de professores em regime de designação temporária seja aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão desta sexta-feira (18), a previsão da Secretaria de Educação é que as inscrições para o processo seletivo comecem no dia 23, próxima quarta-feira. A informação é da subsecretária de Educação Rosângela Miranda.

“Como o processo é feito de forma eletrônica, ganharemos mais agilidade”, ressaltou a subsecretária. Ela prevê ainda que todo o processo esteja concluído até o dia 1º de fevereiro, antes do início do ano letivo, previsto para começar no dia 5 de fevereiro, sem prejuízos para a carga horária das aulas. Rosângela disse que os professores efetivos iniciarão as atividades no dia 1º.

Ela acrescenta que a contratação de DT’s é o último passo de uma série de processos internos que começaram desde outubro e incluíram remoção, lotação e extensão de carga horária. Segundo ela, esse último passo ocorre na semana que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here