Com o objetivo de colocar em pauta o tema educação e identidade negra, a Secretaria Municipal de Educação realiza o evento Consciência Negra em Diálogo. Conforme relata a Secretaria de Comunicação, o bate-papo acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 16h, de forma online.

O debate terá a presença da professora Olindina Cirilo Nascimento Serafim e da pedagoga Marília Alves Chaves Silveira, autoras de livros que discutem a trajetória histórica dos negros no Município.

 

LIVROS

De acordo com a Secom, o livro O Caminho do Quilombo: histórias não contadas na educação escolar quilombola: território do Sapê do Norte, de Olindina Cirilo Nascimento Serafim, condensa estudos sobre a educação escolar quilombola, especialmente no território do Sapê do Norte, no Espírito Santo. O livro é fruto de uma dissertação de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O reconhecimento e a preservação do patrimônio cultural imaterial nas aulas de História, livro de Marília Alves Chaves Silveira, resgata elementos históricos de São Mateus relacionado ao ensino da história e também é resultado de uma dissertação de mestrado na Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

Leia também:   Homem foragido encontrado por PM em Braço do Rio

 

CONSCIÊNCIA NEGRA

“Dia 20 de novembro é Dia da Consciência Negra e a data faz parte do calendário do Município que, na ocasião, também se torna capital do Estado. Essa transferência simbólica é prevista pela Lei Estadual nº 8.790, de 28 de dezembro de 2007” – destaca a Secretaria de Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here