Após concluir pós-doutorado no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o professor Carlos Luis Pereira lança, em 2025, a obra Tendências Atuais em Estudos na Educação Matemática no Ensino da Educação Básica Contemporânea. Segundo ele, o livro, com 486 páginas, foi produzido com o objetivo de orientar docentes no ensino da Matemática na educação básica, em turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e também para o ensino médio.
Natural de Timóteo, Minas Gerais, o professor Carlos, que atualmente leciona da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Teixeira de Freitas, reside em Guriri há oito anos. Ele destaca que o material, após cinco anos de pesquisa, estudos e testes, serve como suporte para melhorar a prática pedagógica dos professores.
“A proposta da obra é auxiliar o docente. O livro traz orientações de como trabalhar a Matemática nos anos iniciais, as principais abordagem, como pode ser feito numa perspectiva indígena ou africana. O livro, além da aplicação da Matemática para crianças especiais, também traz jogos didáticos” – reforça.

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Formado em Biologia, Pedagogia, Educação Física e Matemática, o professor Carlos afirma que fez pós-graduações no Ceunes, com a conclusão de pós-doutorado em Ensino na Educação Básica, por meio do Programa de Pós-Gradução em Ensino na Educação Básica (PPGEEB).
Segundo ele, o objetivo inicial da obra era tentar melhorias para os professores que atuam do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio. “Rompi com isso quando trouxe o trabalho voltado também para as turmas do 1º ao 5º ano, entendendo que é uma fragilidade enorme que temos no País. O pedagogo do 1º ao 5º, que ensina a primeira Matemática como alfabetização, tem uma formação precária no Brasil e essa é uma das causas desse aprendizado tardio dos estudantes. A obra vem justamente tentar ocupar as lacunas da Matemática nos anos iniciais” – detalha.
Disciplina cumulativa
Segundo ele, a Matemática é uma disciplina cumulativa, ou seja, é necessário aprender o básico de forma eficiente nos anos iniciais. “Porque quando o aluno chega no sexto ano no Brasil, e é o que está acontecendo, eles apresentam dificuldades. Somente 1% dos estudantes brasileiros terminam a educação básica com os saberes que se espera em Matemática” – enfatiza.
O professor reforça que o pós-doutorado realizado no Ceunes teve a coordenação do professor Dr. Valdinei Cezar Cardoso e a supervisão das professoras Márcia Regina Santana Pereira e Gilmene Bianco. Segundo ele, com 21 capítulos, a obra serve como “referência no Brasil” por tratar de “metodologias inovadoras para o ensino e aprendizagem da Matemática”.
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