Os desafios atuais são mais sofisticados e, para superá-los, os cafeicultores devem estabelecer elos empresariais e diálogos com quem vem depois da porteira das fazendas. A orientação é do professor José Luiz Tejon, que ministrou palestra magna no 8º Simpósio do Produtor de Conilon, nesta quinta-feira (15), no auditório central do Ceunes.

Professor José Luiz Tejon: “É preciso uma globalização de relacionamentos e elos”. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

José Luiz Tejon é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), além de coordenador de Agribusines, da Audencia Bisiness School, na França. Ele destacou a importância do Conilon para o Brasil e para o Espírito Santo, além de alertar que os desafios não acabam.

“Temos aqui procedimentos técnicos e científicos que precisam ser adotados com maior intensidade por todos. É uma região que é fundamental cuidar do solo e cuidar da água. Quem consegue cuidar mais do solo e da água consegue enfrentar crises, os problemas hídricos” – salienta.

Em relação ao mercado, José Luiz Tejon reforça que é necessário que o produtor tenha vínculos e elos empresariais, diálogo com as agroindústrias, supermercados e participe mais de movimentos internacionais. “É preciso uma globalização de relacionamentos e elos”, afirma. Um outro ponto abordado foi a superação. O professor entende que o produtor deve compreender os incômodos que surgirem e agir de forma coletiva, com organização e liderança moderna. Ele parabenizou o Ceunes e o professor Fábio Luiz Partelli pela organização do simpósio.

Leia também:   Três detidos após bandidos darem gravata em vítima durante roubo no Bairro Boa Vista

Produtores, pesquisadores e estudantes estiveram presentes no 8º Simpósio do Produtor do Conilon nesta quinta-feira, no Ceunes. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

SIMPÓSIO
Organizador, o professor Fábio Luiz Partelli relatou que a estimativa era de participação de mais de 600 inscritos, sendo produtores, pesquisadores e estudantes. Foram programadas seis palestras durante o dia. Uma delas, ministrada por ele, sobre adubação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here