Professor recém-aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Romualdo Dias palestra nesta quarta-feira, às 13h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

Voltada para mestrandos, mas aberto a outros interessados, a palestra tem como tema A dimensão política da ciência e da universidade.

Coordenador do PPGEEB, que realiza a palestra, o professor Jair Miranda de Paiva detalha que o tema da palestra tem o propósito principal de mostrar que a universidade está inserida na sociedade, produz conhecimento e tem lugar político no sentido de produção para a sociedade.

“Então, as decisões políticas impactam diretamente na universidade e ela tem o papel político de forma humana social, não no sentido partidário. Pessoas têm partidos, ideologias, mas a universidade tem a função de formar a sociedade, os estudantes, para serem atores políticos, bons professores, jornalistas, médicos, engenheiros, diretores de escola, no sentido ético” – explica.

O coordenador Jair destaca ainda que o PPGEEB, que tem ainda o professor Lúcio Souza Fassarella como coordenador adjunto, é o maior do Ceunes, sendo que neste ano teve 300 candidatos para 30 vagas.

Leia também:   Saae lança refis para quitação de contas atrasadas

 

Perfil do palestrante

 

São Mateus – Professor recém aposentado da Unesp, Romualdo Dias é formado em Filosofia e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei (MG). Ele tem mestrado em Educação e doutorado em Filosofia pela Unicamp.

Com pós-doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Complutense de Madri, Romualdo também se apresenta no currículo como professor visitante nas universidades de Bolonha (Itália), República em Montevideo e Salto (Uruguai) e na Universidade Nacional de Cuyo em Mendonza (Argentina).

O professor Romualdo Dias é autor dos livros Imagens de Ordem, Educação de Jovens e Adultos: novas perspectivas, A cidade e o sujeito: entre tramas e dramas e Dzi Croquettes: a arte e rebeldia no Brasil.

 

Foto do destaque: TC digital/Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here