Com tanta facilidade e variedade de lojas participantes da Black Friday, é preciso cautela antes de realizar a compra para evitar problemas futuros. E o Procon do Espírito Santo alerta que o consumidor que vai participar pela primeira vez precisa saber que nem todos os produtos à venda nos sites credenciados participam da promoção.

“Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam destacados e identificados por meio do selo Black Friday” – orienta.

Segundo o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, a primeira dica para quem está pensando em comprar algo é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas participantes da campanha para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço.

“Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas com o vendedor, poderá reclamar. Também são questões passíveis de reclamação o descumprimento à oferta (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de informações sobre a empresa e o produto” – ressalta Athayde.

Leia também:   Polícia Federal faz operação em Pedro Canário e flagra homem com dinheiro falso

 

RECLAMAÇÕES

As reclamações podem ser registradas no Procon-ES de forma online. “Os atendimentos presenciais são agendados. As dúvidas são esclarecidas pelos canais online ou pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação” – destaca o órgão.

 

 

ATENÇÃO ÀS FRAUDES

Para evitar fraudes, o Procon-ES orienta pesquisar se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor. “Nesse período de promoções muitas lojas promovem descontos. Cuidado! Busque referências sobre o site e desconfie de preços muito abaixo do mercado. Desconfie dos que oferecem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente, transferência ou boleto bancário” – alerta.

“Atenção com a segurança! Uma fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais está relacionada à clonagem de sites, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor no momento em que ele pensa estar realizando a sua compra”.

Leia também:   Famílias organizadas pelo MST ocupam fazenda onde funcionou fábrica da Inquinor em São Mateus

Ainda de acordo com o Procon-ES, outro golpe comum está relacionado ao contato de golpistas por meio do envio de mensagens falsas ou contatos telefônicos em nome de bancos ou sistemas de pagamento, visando a confirmar os dados pessoais do consumidor com o discurso de estabelecer acesso ou confirmar dados de pagamento.

“Atenção! Números de documentos, cartão de crédito, senha e código de segurança não são solicitados por empresas idôneas. Ao receber uma notificação de empresa verifique se foi enviado de um endereço legítimo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here