Com tanta facilidade e variedade de lojas participantes da Black Friday, é preciso cautela antes de realizar a compra para evitar problemas futuros. E o Procon do Espírito Santo alerta que o consumidor que vai participar pela primeira vez precisa saber que nem todos os produtos à venda nos sites credenciados participam da promoção.
“Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam destacados e identificados por meio do selo Black Friday” – orienta.
Segundo o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, a primeira dica para quem está pensando em comprar algo é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas participantes da campanha para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço.
“Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas com o vendedor, poderá reclamar. Também são questões passíveis de reclamação o descumprimento à oferta (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de informações sobre a empresa e o produto” – ressalta Athayde.
RECLAMAÇÕES
As reclamações podem ser registradas no Procon-ES de forma online. “Os atendimentos presenciais são agendados. As dúvidas são esclarecidas pelos canais online ou pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação” – destaca o órgão.
ATENÇÃO ÀS FRAUDES
Para evitar fraudes, o Procon-ES orienta pesquisar se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor. “Nesse período de promoções muitas lojas promovem descontos. Cuidado! Busque referências sobre o site e desconfie de preços muito abaixo do mercado. Desconfie dos que oferecem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente, transferência ou boleto bancário” – alerta.
“Atenção com a segurança! Uma fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais está relacionada à clonagem de sites, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor no momento em que ele pensa estar realizando a sua compra”.
Ainda de acordo com o Procon-ES, outro golpe comum está relacionado ao contato de golpistas por meio do envio de mensagens falsas ou contatos telefônicos em nome de bancos ou sistemas de pagamento, visando a confirmar os dados pessoais do consumidor com o discurso de estabelecer acesso ou confirmar dados de pagamento.
“Atenção! Números de documentos, cartão de crédito, senha e código de segurança não são solicitados por empresas idôneas. Ao receber uma notificação de empresa verifique se foi enviado de um endereço legítimo”.