Por
Claudio Caterinque
Repórter

Os institutos de meteorologia estão prevendo mais chuvas para esta terça (31) e quarta-feira (1º de setembro), virada de mês, em São Mateus. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu nesta segunda um aviso meteorológico especial, colocando todo o Espírito Santo em estado de alerta.

De acordo com o Incaper, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no Estado até quarta-feira, “resultando em acumulados expressivos de chuva ao longo do período”. A previsão é elaborado pela Coordenação de Meteorologia do Incaper.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também emitiu um aviso de grandes volumes de chuvas que podem atingir o norte do Estado, além de sul da Bahia e parte do Leste de Minas Gerais. O Inmet prevê acumulados entre 20mm e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos, entre 40 e 60 km/h, além de risco, ainda que baixo, de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Leia também:   Frente fria deixa o tempo instável no fim de semana, aponta Incaper

 

PREVISÃO

De acordo com o Incaper, nesta terça-feira, “a instabilidade ganha reforço no Espírito Santo e a presença da umidade trazida pelos ventos costeiros deixa o dia chuvoso no Estado com previsão de chuva de moderada a forte intensidade”. A temperatura diurna diminui um pouco mais.

 

Já a quarta-feira ainda será de tempo instável no Espírito Santo. “O céu fica nublado com previsão de chuva ao longo do dia”.

Na quinta-feira a instabilidade começa a diminuir pelo Estado, segundo o Incaper, mas ainda são esperadas chuvas ocasionais em alguns momentos do dia por todas as regiões capixabas.

O Incaper alerta que, em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652.

 

Leia também:   Amadeu pede rescisão de condenação por improbidade e solicita benefício da justiça gratuita

CHUVAS DE SEGUNDA

Em São Mateus, as estações pluviométricas automáticas do Inmet e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram até a semana passada um acumulado de chuva de cerca de 18mm.

As chuvas que caíram no Município nesta segunda-feira, conforme os dois órgãos federais, foi de cerca de 20mm. O dia foi chuvoso intercalando com momentos de abertura do Sol.

Choveu pela manhã, no horário do almoço e também no meio de tarde.
A chuva do meio da tarde, por exemplo, foi suficiente para deixar as ruas da área central da Cidade alagadas.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here