O Poder Legislativo poderá, em breve, estar de volta ao centro da Cidade, com acesso mais fácil à população. O endereço almejado é bem conhecido dos mateenses, no extremo-norte da Avenida Jones dos Santos Neves, em dois prédios em que funcionaram estruturas da Prefeitura de São Mateus.

Com a aprovação unânime dos vereadores à proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, a mudança depende agora de anuência do prefeito em exercício Ailton Caffeu.

Na justificativa da Indicação 707/2021, Paulo Fundão relata que os dois imóveis não estão sendo usados pelo Poder Executivo, que centraliza atualmente os seus serviços no Centro Administrativo, no Bairro Carapina, com maior eficiência no gerenciamento e no compartilhamento das estruturas pelas secretarias municipais.

O presidente ressalta que os prédios requeridos para uso do Legislativo, apesar de fechados, apresentam condições de uso que exigem investimento básico, “ou seja, não se sabe de maiores desgastes da sua estrutura interna”. Ele argumenta ainda que a cessão à Casa Legislativa evitará eventual invasão de vândalos.

Leia também:   2º SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS DO SETOR DE ÓLEO E GÁS: São Mateus passa por momento favorável para um novo ciclo de prosperidade, diz Márcio Félix

Entretanto, para Paulo Fundão, a melhor justificativa é mesmo oportunizar à população mais facilidade no acesso à Câmara Municipal, “auxiliando os trabalhos de fiscalização e elaboração de políticas públicas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de São Mateus”.

Paralelamente, a localização naquele trecho da Avenida Jones pode reaquecer o comércio no entorno. “Faço esta indicação depois de tanto ouvir comerciantes, alguns que fecharam as suas lojas, outros que estão em dificuldades para pagar os aluguéis. E sabemos que todo prédio público traz uma grande movimentação de pessoas” – completa Paulo Fundão.

Na proposta do presidente da Câmara, em um dos prédios pode ser instalado o plenário para as sessões legislativas, incluindo a galeria em que há a assistência popular, e no outro passariam a funcionar as secretarias que assessoram as ações do Parlamento Municipal.

Com a aprovação de todos os vereadores, a Câmara agora tratará do assunto diretamente com o prefeito Ailton Caffeu, que já foi vereador por quatro mandatos, tendo sido inclusive campeão de votos.

Leia também:   Igreja Família prepara a 3ª edição do Auto de Páscoa em São Mateus

PRÉDIOS DESOCUPADOS
Os dois prédios requeridos para uso da Câmara Municipal são referência no centro de São Mateus. Em um deles funcionou o Banestes, que, no início da segunda metade dos anos 1980, mudou-se para o outro lado da mesma Avenida Jones dos Santos Neves. Adquirido pelo então prefeito Amocim Leite, nele, até que fosse desocupado, trabalharam outros seis prefeitos.

No outro prédio, adotado como anexo, funcionou por décadas o Fórum Desembargador Santos Neves, sede da Justiça Estadual em São Mateus, que se mudou para o Bairro Jaqueline, onde construiu uma moderna estrutura unificada de atendimento às diferentes varas.

SEDES DA CÂMARA
Abrigada atualmente (junto com o Senai) em dois prédios do complexo da Suzano no Bairro Santo Antônio, a Câmara de São Mateus funcionou, em sua história mais recente, em endereços nas praças São Benedito (salão sobre uma farmácia) e São Mateus (onde hoje está o Museu Municipal) e no Sítio Histórico Porto (prédio do Teatro Largo do Chafariz).

Leia também:   Dom Paulo: “Aproveitem a Semana Santa como um grande retiro espiritual”

O retorno para o centro da Cidade é um sonho antigo no Parlamento Municipal. Um terreno no Bairro de Fátima (Ideal), ao lado do Centro de Atividades do Sesc, já está destinado para a construção da nova sede do Legislativo. Entretanto – por razões diversas, inclusive econômicas – a transferência para os dois prédios onde funcionaram a Secretaria de Finanças e o Gabinete do Prefeito é considerada uma forma de economizar recursos.

 

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here