O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, afirma que ficou satisfeito com o trabalho realizado nas eleições no Estado. “Para que esses resultados positivos fossem alcançados, foi feito um planejamento meticuloso e um trabalho integrado” – afirma.
Ele detalha que o trabalho em conjunto envolveu a Justiça Eleitoral, órgãos de segurança pública do Estado, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além da EDP e Cesan. “O planejamento foi feito para que qualquer coisa que faltasse nas zonas eleitorais nós estivéssemos prontos para atuar. Só posso dizer que fico muito satisfeito com os resultados” – frisa.
O magistrado disse acreditar que, em relação ao volume de trabalho exigido nestas eleições, foi uma das menos problemáticas dos últimos anos. “Uma boca de urna aqui, outra ali. Uma detenção aqui, outra ali. Isso será encaminhado às delegacias respectivas, os inquéritos serão instaurados e possivelmente encaminhados ao Ministério Público. As ações virão e vamos aguardar o julgamento. No momento, as providências que foram tomadas são essas, inclusive para a garantia da ordem pública. A nossa maior preocupação é que o eleitor tivesse plenas condições de segurança para exercer o seu direito de voto” – enfatiza.
URNAS ELETRÔNICAS
De acordo com o presidente do TRE-ES, os problemas com urnas eletrônicas nas eleições de domingo (6) foram abaixo do esperado. Ele ressalta que, entre os mais de dez mil equipamentos distribuídos nos colégios eleitorais de todo o Estado, apenas 154 apresentaram problemas, das quais 68 precisaram ser substituídas.
“A urna é um equipamento eletrônico e pode dar problemas como algumas deram, mas a nossa equipe de informação do Tribunal estava plenamente preparada, o nosso parque de reservas de urnas é suficiente para atender e felizmente as nossas ocorrências não passaram da troca de 68 urnas. Significa que o resultado foi muito aquém do que pudéssemos esperar de problemas” – reforça.
OCORRÊNCIAS
O desembargador Carlos Simões parabenizou a população capixaba por colaborar com a Justiça Eleitoral, mantendo a ordem nos locais de votação. “Essas eleições foram mais limpas, nós tivemos algumas intercorrências, derramamento de santinhos, por exemplo, mas eu circulei em alguns lugares e não recebemos nenhuma informação que pudesse haver ocorrências graves como nas eleições passadas. Considero que as cidades, de modo geral, permaneceram mais limpas do que nas últimas eleições” – salienta.
“O número de ocorrência foi muito pequeno. Nós não tivemos informações sobre fake news. Teve boca de urna, compra de voto, discussões de rua e felizmente não tivemos ocorrências graves. Quero parabenizar a população capixaba, o eleitor que atendeu aos apelos da Justiça Eleitoral no sentido de colaborar para que nós tivéssemos um pleito mais ordeiro e com menos ocorrências. Fico muito satisfeito com os resultados que verificamos nessas eleições” – complementa.
Foto do destaque: Divulgação