Foi confirmado na tarde desta sexta-feira (22) que 13 funcionários e dois idosos do Lar dos Velhinhos testaram positivo para covid-19. Em entrevista à Rede TC por telefone, o presidente da Sociedade Santa Rita de Cássia, mantenedora da entidade, Jadison Brommenschenkel explicou que todos os funcionários estão em isolamento domiciliar e que apenas um apresentou sintomas da doença, estando o restante assintomáticos.

Os dois idosos que testaram positivo estão internados na enfermaria do Hospital Roberto Silvares. Os demais idosos saudáveis, que fizeram os testes e deram negativo para a doença, foram removidos na tarde desta sexta-feira para uma pousada de Guriri.

Jadison afirma ainda que, após as 15 confirmações, o Lar dos Velhinho foi colocado sob intervenção da Secretaria Municipal de Saúde. Ele adiantou que, a princípio, a intervenção municipal deve durar sete dias, prorrogáveis por mais sete.

Também por telefone, o secretário Henrique Follador explicou à Reportagem que a Prefeitura, além de cuidar da remoção dos idosos, fazer a desinfecção das instalações da entidade –com a ajuda de funcionários do Hospital Roberto Silvares–, contratou a pousada, que estava vazia, e deslocou profissionais da secretaria para cuidar dos idosos enquanto durar a intervenção.

Leia também:   MPF recomenda lockdown nos municípios do sul do Espírito Santo

CASOS

O presidente do Lar dos Velhinhos explicou que no dia 15, uma funcionária comunicou à entidade que estava com sintomas da doença. Ele disse que ela foi colocada em isolamento e submetida a teste rápido, com o resultado positivo saindo na terça-feira (19).

Já na quarta-feira (20), todos os funcionários e idosos também foram submetidos ao teste rápido. O resultado confirmando as 15 contaminações saiu na quinta-feira (21). De imediato, todos os funcionários foram colocados em isolamento domiciliar, sendo comunicado à Secretaria de Saúde que providenciou a intervenção a partir desta sexta-feira.

CUIDADOS

Jadison garantiu que, desde o final de março, quando foi confirmado o primeiro caso em São Mateus, o Lar dos Velhinhos adotou medidas de segurança. Ele citou como exemplo o uso de equipamentos como máscaras, luvas e álcool em gel, além de colocar parte dos funcionários em home office e suspender as visitas aos idosos.

Outra medida adota, segundo ele, foi determinar que os funcionários que fossem atuar presencialmente no Lar dos Velhinhos não poderiam trabalhar em nenhum outro local, dedicando-se exclusivamente ao atendimento na entidade.

Leia também:   Petrocity adianta que obras em retroárea começam em agosto

“A gente fica triste por ter acontecido, mas como estávamos atentos, tomamos todas as medidas para mitigar os efeitos da doença. Todos os funcionários e idosos que testaram positivo estão assintomáticos. Somente a primeira funcionária que testou positivo apresentou alguns sintomas” – frisou Jadison.

São Mateus-ES

1 COMENTÁRIO

  1. E os funcionários que foram testados positivo estão assintomáticos, que estão em isolamento domiciliar,estão sendo acompanhado pela secretaria da saúde,estão sendo medicados? Como está sendo o tratamento a esses funcionários? Qual a assistência está sendo dada a eles, durante esse isolamento? Ou apenas mandaram pra casa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here