quarta-feira, junho 18, 2025
InícioCidadesPrefeitura prepara reforma do Centro de Vivência, praças e Ginásio Antônio Houri,...

Prefeitura prepara reforma do Centro de Vivência, praças e Ginásio Antônio Houri, diz secretário

-

 

Por
Claudio Caterinque
Repórter

Após alguns jovens realizarem intervenções sem autorização na pista de skate do Centro de Vivência Amélia Boroto, o secretário de Esportes, Ramon Cardozo, disse que a Prefeitura está preparando os projetos para realizar reformas no local, e também em outras praças do Município e no Ginásio Municipal Antônio Houri. Em entrevista na tarde desta terça-feira (10), o secretário afirma que as intervenções foram feitas por usuários da pista no final de semana, mas que na segunda-feira (9), foram todas desfeitas.

Ele diz que foram executadas intervenções em uma rampa, construídas mais duas pequenas, além de alterações pontuais em barras de ferro usadas por skatistas para realizarem manobras. “Outra situação, que não sei se foi eles ou proveniente de massa de concreto que eles fizeram, foram lá na quadra e cimentaram o buraco aonde encaixa os marcos de vôlei. Prontamente nós quebramos o que eles fizeram sem nossa autorização” – frisa Ramon Cardozo.

Segundo o secretário, em momento algum ele foi procurado pelos jovens. “Eles falaram que vieram aqui umas duas, três vezes, mas só se foi horário de almoço, que eu não estava aqui, porque eu atendo todo mundo” – garante.

REFORMAS

O secretário aponta que a Prefeitura já está “em processo de finalização” do projeto de reforma de todo o espaço do Centro de Vivência Amélia Boroto. “Quando eu falo todo o espaço, são as quadras poliesportivas, de areia, soçaite, o espaço físico em geral e, também, a pista de skate. E a gente até gostaria de ouvir essas pessoas da comunidade do skate, as ideias, demandas deles para que sejam executadas pela administração pública” – diz Ramon, afirmando acreditar que as obras devem iniciar ainda neste ano.

Leia também:   Restante de caminhão que caiu ao lado de ponte na BR-101 em São Mateus deve ser retirado nesta quarta

 

REUNIÃO

Para tratar do tema, Ramon afirma que uma reunião deve acontecer ainda nesta semana com os skatistas. Segundo o secretário, a princípio, por intermédio do vereador Raphael Barboza, o encontro foi agendado para sexta-feira (13), às 15h. No entanto, ainda nesta terça ele tentaria antecipar a reunião para esta quarta-feira (11), no mesmo horário, no auditório da Secretaria de Esportes, no Centro de Vivência.

 

Obra sem autorização pode caracterizar dano ao patrimônio público, afirma Ramon Cardozo

 

Ramon Cardozo reforça ainda que a situação, de realizar intervenção em local público sem autorização, pode ser caracterizada como dano ao patrimônio público. “Uma execução de uma obra ou uma reforma que não é da administração pública e nem tenha a autorização, então não pode ser realizada”.

“Então, essa foi a situação, uma realização de uma obra, entre aspas, que eles falam que fizeram, mas sem anuência. Em momento algum eles comunicaram isso. Ainda teve o ato, que foi a realização do concreto no buraco do marco de vôlei. Em momento algum nós quebramos as rampas de skate que eles usam. Foi apenas uma rampa que eles fizeram no local inapropriado e sem a anuência da Secretaria de Esportes ou da Administração Pública. Porque tudo tem que ter um projeto também”.

Leia também:   Grito contra o trabalho infantil ecoa pelas ruas de São Mateus: “O lugar de criança é na escola”

 

SEGURANÇA

Ramon detalha ainda que outro objetivo da atual gestão é aumentar a sensação de segurança nos espaços públicos, com maior efetivo da Guarda Municipal e também vigilância constante da Polícia Militar. No momento em que a Reportagem esteve no local, três viaturas do 13º BPM realizavam uma abordagem a alguns jovens próximo a quadra coberta. Uma policial militar disse que foi encontrada maconha com um deles, que aparentemente se identificou com um nome falso. O jovem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para passar pelos sistemas de reconhecimento.

 

Skatista afirma que intervenções foram feitas após não conseguir ser recebido pelo secretário

 

O vendedor Kauã David Couto, de 26 anos, foi um dos protagonistas dos acontecimentos que envolveram as intervenções realizadas na pista de skate do Centro de Vivência. Para a Reportagem, ele disse que tentou solicitar várias vezes o que considera como pequenos reparos na pista.

De acordo com Kauã, foram pelo menos cinco tentativas de falar com o secretário, no entanto ele não conseguiu ser recebido. Por este motivo, resolveu juntar alguns amigos e realizar, por conta própria, as intervenções. “A gente tentou solicitar várias vezes na Secretaria de Esportes uma reforma, coisa básica mesmo, tapar os buracos, e toda vez que a gente chegava lá, eles comunicavam que a pessoa que é responsável por isso não se encontrava. Já fomos mais de cinco vezes lá. Independente do horário que a gente ia, não encontrava ninguém”.

Leia também:   Paliativo funciona em algumas áreas, mas Guriri volta a registrar alagamentos após novas chuvas

Kauã detalha que no domingo (8), ele e um grupo de mais seis amigos se reuniram por volta das 7h e iniciaram as intervenções, que segundo ele, foram concluídas às 22h. “Deu muito trabalho, tapamos buraco, fizemos obstáculos novos e quando chegou na segunda-feira para a gente estrear a pista, a gente encontrou toda destruída, tudo que a gente fez foi destruído e, tipo, nem explicaram o porquê”, afirma o skatista.

Segundo ele, o grupo está articulando uma associação para representar os skatistas de São Mateus. O objetivo é reunir forças para fazer as reivindicações que o grupo achar que sejam pertinentes.

O vendedor confirmou que foi chamado na Câmara de São Mateus nesta terça pela assessoria do vereador Raphael Barboza e que, no encontro, ficou acertada uma reunião na sexta-feira, às 15h, no Centro de Vivência.

 

Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível