quarta-feira, janeiro 22, 2025
InícioCidadesPrefeitura prepara contratação de guarda-vidas para o Verão

Prefeitura prepara contratação de guarda-vidas para o Verão

-

A Prefeitura de São Mateus está preparando um edital que abrirá vagas para guarda-vidas que atuarão nos balneários do Município durante a alta temporada de Verão, que começa no dia 21 deste mês e prossegue até 20 de março, no Hemisfério Sul. Secretário de Defesa Social, Roberto Motta Gomes enfatiza que, inclusive, um projeto de lei de autoria do Executivo já foi aprovado na Câmara de São Mateus autorizando as contratações.

Conforme o texto aprovado pela Câmara, o processo seletivo deve ocorrer nos próximos dias e reservará 20% das vagas para mulheres, considerando também o disposto em leis municipais que trata do programa Oportunidades, de incentivo ao primeiro emprego.

Entre outros aspectos, para concorrer às vagas, os interessados devem ter mais de 18 anos, ter plena saúde física e mental, possuir ensino médio completo e qualificação profissional específica atestada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CPMES).

A carga horária é de 40 horas semanais, com salário de R$ 1.412,00, além de adicional por insalubridade, 13º salário, salário-família, vale-transporte, ticket de alimentação, hora extra e plantão extra.

Leia também:   Colisão com moto e atropelamento na Pedra D’água no mesmo dia
O quantitativo de guarda-vidas em São Mateus passa a ser de 30 profissionais efetivos, com a contratação de mais 60 do cadastro de reserva na alta temporada de Verão.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

“A Secretaria de Defesa Social aumentou o quantitativo de guarda-vidas previsto em lei que eram 15 anuais e mais 45 no Verão para 30 anuais e 60 na alta temporada, totalizando 90 guarda-vidas. Encaminhamos para a Câmara Municipal na semana passada, foi lido, aprovado e publicamos a lei sancionada na terça-feira (3). O próximo passo é o processo seletivo. Nós pretendemos contratar ainda nesse mês de dezembro para iniciarmos [o Verão] com os 30 guarda-vidas [efetivos] e chamar outros [60] do cadastro de reserva” – reforça Roberto Motta.

O secretário destaca que a iniciativa para aumentar o quadro de guarda-vidas foi do prefeito Daniel Santana. “Ele quem se interessou em aumentar o quantitativo de guarda-vidas visto que a orla de Guriri, principalmente do lado norte, aumentou com as obras de urbanização, com pavimentação, calçadão, ciclovia e passarelas, e acabou que a população se espalha mais pela praia. Além das dificuldades que enfrentamos no Verão de 2023/2024 com a ausência de guarda-vidas em Uruçuquara e Barra Nova e com o aumento populacional de Guriri” – frisa.

Leia também:   Credores executam dívida e assumem controle da Seacrest

 

TRANSIÇÃO

Roberto Motta explica que a Secretaria de Defesa Social está repassando mensalmente, de acordo com as reuniões de transição, as informações solicitadas pelo futuro secretário que assumirá a pasta em janeiro. “Todas as informações da Secretaria de Defesa Social foram encaminhadas para a comissão de transição e nelas constam essa alteração na quantidade de guarda-vidas, entre outras coisas. Já estão avisados que alteramos e isso não vai afetar o orçamento da Secretaria. Todos os relatórios solicitados foram enviados” – sustenta.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível