EM NOTA, SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL AFIRMA QUE SERÁ ABERTO NOS PRÓXIMOS DIAS O EDITAL PARA A CONTRATAÇÃO DE MAIS GUARDA-VIDAS
A Prefeitura de São Mateus, por meio de nota da Secretaria Municipal de Defesa Social, lamentou “profundamente” a morte de um turista ocorrida no final de semana em Guriri. Na nota, a pasta afirma que o turista foi identificado como Elifran Gomes do Sacramento, de 27 anos, natural da Bahia, que morreu após se afogar na tarde de domingo (5).
Na nota, a Secretaria explica que “o trágico incidente ocorreu nas proximidades do Restaurante do Nelson, no ponto final de Guriri”. Segundo a pasta, a área, “geralmente tranquila para banho e pouco utilizada por banhistas, conta com o posto número 11 dos guarda-vidas nas proximidades”.
De acordo com a Prefeitura, no dia do afogamento haviam 18 guarda-vidas e quatro bombeiros militares atuando em toda a faixa de areia da praia de Guriri. “Reiteramos nossas sinceras condolências à família e amigos do Sr. Elifran Gomes do Sacramento e reafirmamos nosso compromisso em melhorar a segurança nas praias do município”.
MEDIDAS TOMADAS
A Prefeitura detalha que a praia de Guriri possui uma extensa faixa de areia e tem enfrentado desafios em termos de segurança. “A atual gestão encontrou um efetivo de profissionais insuficiente para atender à demanda, situação decorrente do planejamento realizado pela gestão anterior. Em dezembro de 2024, foi publicado um edital para a contratação de guarda-vidas, prevendo 90 vagas —30 diretas e 60 para cadastro de reserva. No entanto, devido ao baixo número de inscrições e à falta de candidatos qualificados, apenas 28 vagas foram preenchidas” – explica.
Ainda de acordo com a Prefeitura, os profissionais estão atuando nos balneários, incluindo Guriri, que registra um aumento significativo de visitantes durante o Verão. “Com a recente posse da nova gestão, foi avaliada a necessidade de reforçar o quadro de guarda-vidas. A Prefeitura informa que um novo edital de contratação será aberto nos próximos dias. Esta medida visa aumentar o número de profissionais disponíveis, garantindo a segurança dos banhistas” – complementa.