A Prefeitura de São Mateus anunciou o pagamento antecipado da folha salarial dos servidores públicos municipais referente ao mês de setembro e decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (20), véspera do Aniversário de 480 anos do Município. Secretária municipal de Administração, Rita de Cássia Pereira Costa relata que o pagamento já entrou na conta dos servidores nesta quinta-feira (19).
A secretária acrescenta que foi implementado também o pagamento de férias-prêmio dos servidores que haviam preenchido os requisitos. Rita detalha que as férias-prêmio são destinadas ao servidor a cada 10 anos de trabalho. Com essas medidas, a Prefeitura tem a previsão de que estão sendo injetados cerca de R$ 20 milhões na economia de São Mateus.
“Foi feito o pagamento, com implementação do decênio para todos os servidores que preencheram os requisitos e haviam feito o requerimento. A Lei diz que quando o servidor implementa o período, ele tem que fazer a solicitação. A solicitação é analisada, passa por setores para fazer uma análise prévia até a análise definitiva, preenchendo os requisitos apresentados que a Lei exige, ele é pago” – explica.
PONTO FACULTATIVO
O prefeito Daniel Santana também decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (20), véspera do aniversário da Cidade, nos órgãos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal. “A paralisação dos serviços nas repartições não se estende aos setores, órgãos e entidades que prestam serviços essenciais à população e, aos servidores que desempenham as funções em regime de escala e/ou que não admitem paralisação” – registra a Prefeitura.
Expectativa de aumento no movimento do comércio nesta sexta
A expectativa para esta sexta-feira (20) é de comércio movimentado e com vendas aquecidas. Além da programação da Festa da Cidade, outro motivo para o aquecimento das vendas são as medidas tomadas pela Prefeitura, com a antecipação de pagamentos dos servidores e a decretação de ponto facultativo nesta sexta.
No sábado, dia em que São Mateus completa 480, as lojas permanecem fechadas. Por esse motivo, quem quiser realizar as suas compras para curtir os festejos na ExpoSama só têm esta sexta-feira. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) explica que o fechamento das lojas neste sábado devido ao aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 que veda expressamente a abertura do comércio neste feriado. Além disso, acrescenta que Lei Municipal também veda o trabalho dos comerciários neste dia. O mesmo ocorreu no feriado de 7 de setembro, Dia da Independência.
Vale lembrar que os festejos dos 480 anos de São Mateus, com a realização da ExpoSama no Parque de Exposições, no Bairro Park Washington, têm programação até domingo (22).
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital