Candidata a reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Surama Freitas esteve em São Mateus nesta terça-feira (12) para uma visita ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Antes de seguir para a agenda, ela concedeu entrevista na sede da Rede TC e declarou apoio à independência orçamentária e financeira do Ceunes, defendendo a transformação do centro universitário numa universidade federal independente. “Precisamos colocar o interior na agenda da Ufes”, frisou.

Com cadeira no centro da Ufes em Alegre, Surama já inclusive escolheu o candidato a vice-reitor, o professor Luiz Carlos Machado. A primeira agenda oficial da chapa foi exatamente a visita ao Ceunes, onde aconteceu, na tarde desta terça-feira, uma caminhada pelo campus e reunião com a comunidade acadêmica. Segundo Surama, os próximos compromissos são os seguintes: dia 18, em Maruípe/Vitória; dia 21 em Jerônimo Monteiro e Alegre; dia 25, em Goiabeiras/Vitória; e, no dia 27, a inscrição da chapa para concorrer à eleição, que acontece em 5 de dezembro.

PROPOSTAS

A professora Surama afirma que as propostas envolvem melhorias na rede de internet nas salas de aula, fortalecimento da academia com foco na excelência universitária e maior transparência ao orçamento. Ela enfatizou que pretende promover parcerias para alavancar os projetos da Universidade e descentralizar o que for possível.

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira

“Queremos uma parceria com o Governo Federal e com o Ministério da Educação. Temos um dos maiores orçamentos do Estado, maior que de vários municípios. Então é preciso identificar os desperdícios e devolver os resultados à sociedade” – enfatizou Surama. A candidata estava acompanhada também da professora Sônia Dalcomuni, coordenadora da campanha, e do assessor José Mateus Coradini.

ELEIÇÃO NA UFES

As inscrições para a eleição da Reitoria da Ufes serão de 27 a 28 deste mês e a votação, nos conselhos superiores, acontece no dia 5 de dezembro. O Ceunes possui três votos: da diretoria interina Ana Beatriz Neves Brito, ou do diretor Luiz Fávero, e dos professores Carlos Minoro e Wilson Denadai. A expectativa de Surama é que a eleição tenha quatro chapas inscritas. Duas chapas, encabeçadas pela atual vice-reitora Ethel Leonor e pela professora Glaucia Rodrigues, participaram de uma consulta informal no dia 7 –a vencedora foi a chapa de Ethel, composta também pelo ex-diretor do Ceunes Roney Pignaton.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here