Com integrantes de três estados brasileiros, e até de fora do País, o grupo musical Viola Camará escolheu o Sítio Histórico Porto de São Mateus como um dos cenários para gravar o clipe da música Ecos de paz. Após aproximadamente 20 anos inativo, o grupo retoma as atividades em 2020 com cada integrante em local diferente, utilizando a tecnologia.

O grupo musical Viola Camará teve atuação intensa nos anos de 1999 e 2000. Foto: Divulgação

Residente em São Mateus e trabalhando em Itaúnas como biólogo do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Gustavo Rosa é um dos músicos que formam o Viola Camará. Os outros três moram em Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Portugal. São eles Luciano Bakalarczyk, Alisson Gontijo e Izomar Lacerda.

Os quatro se conheceram no interior de São Paulo em 1998. Alisson e Gustavo estudavam Biologia na Unesp em Botucatu (SP). Izomar Lacerda e Luciano se mudaram para lá a convite de um amigo. O quarteto morou na mesma república e criou um elo de amizade que transcendeu para uma parceria musical, nascendo então o grupo Viola Camará.

Ao final de 2000, porém, o grupo se separou e seus integrantes seguiram as carreiras próprias de estudo e trabalho, encerrando provisoriamente as atividades musicais.

“Tocou mesmo forte em 1999 e 2000. Depois disso o grupo teve alguns encontros, dois músicos chegaram a gravar um CD. Agora por conta da pandemia, com o avanço da tecnologia e da rede mundial de computadores, resolvemos retomar a atividade a distância com gravação de novas composições e gravações antigas” – frisa Gustavo, que é paulista, mas reside em São Mateus há 10 anos.

Local impressiona

A gravação da música Eco de Paz teve como convidada especial Danú Gontijo, irmã de Alisson. Cada um gravou parte do clipe do lugar onde reside, com a música sendo lançada em setembro. Gustavo disse que o casario do Sítio Histórico impressionou quem já assistiu ao vídeo.

A música não está relacionada diretamente com o local. “Ela fala um pouco sobre o momento que a gente está vivendo, um período de muita instabilidade na nossa sociedade como um todo. Ela traz essa mensagem, de que a gente deve buscar uma estabilidade maior” – explica Gustavo.

Mais de 70 composições

Um elemento marcante do grupo Viola Camará é a capacidade de produzir novas composições. Em cerca de dois anos, entre 1998 e 2000, o grupo compôs aproximadamente 70 canções. E menos de dez foram gravadas até o momento, havendo assim vasto material a ser trabalhado.

Gustavo Rosa adianta que o objetivo é que o grupo se reencontre novamente para apresentação presencial, com todos no mesmo local. Ele acrescenta que o estilo do grupo é de Música Popular Brasileira, com referências regionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here