Nesta terça-feira (16) aconteceu na sede do Batalhão de São Mateus a reunião mensal dos agentes da Área Integrada de Segurança Pública. Em pauta, além de outros assuntos, as ocorrências de roubos em estabelecimentos de ensino, principalmente na zona rural. De acordo com o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira, ficou definido que a PM irá reforçar as visitas tranquilizadoras a estes locais, além de convocar uma reunião com representantes das secretarias municipais de Educação e de Defesa Social para pensarem em estratégias conjuntas.

Após a reunião das polícias Militar e Civil, o tenente-coronel Mateus e o tenente Scárdua, comandante da 1ª Companhia do Batalhão, conversaram com a Reportagem. -Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O comandante afirmou que somente em São Mateus existem mais de 100 unidades de ensino e a solução passa por outras medidas de segurança que ele considera as mais ideais. Por exemplo, o tenente-coronel Mateus sugeriu que sejam colocados guardas patrimoniais nas escolas, além de sistemas de alarme e de videomonitoramento. “Isso seria o ideal, mas a gente sabe das dificuldades”, enfatizou.

Como alternativa, ele sugere reuniões com as comunidades para que a população seja convocada a contribuir com a segurança pública. “A segurança pública é um direito, mas também é dever de todos. A Polícia Militar pode muito, mas não pode tudo. Então, se um parente chegar em casa com produtos como leite, equipamentos eletrônicos, a família deve denunciar. Se souber de alguém na comunidade que anda cometendo furtos, também deve denunciar. Precisamos da comunidade participando das reuniões, cobrando e dando sua cota de participação” – destacou.

Leia também:   Bandidos roubam R$ 800 após vítimas saírem de pizzaria em Guriri

Além do comandante do Batalhão, também participaram da reunião todos os comandantes das cinco companhias do Batalhão da Polícia Militar, de São Mateus (de Guriri, Rio Preto e Complexo da D’Água e de demais bairros), Jaguaré, Pedro Canário e Conceição da Barra. O delegado José Eustáquio Mendes Júnior, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e respondendo pelas delegacias de Narcóticos (Denarc) e de Jaguaré, também participou da reunião.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here