Para ampliar a segurança no Carnaval de Guriri e de Conceição da Barra, o Batalhão de São Mateus receberá reforço de policiais que atuam nos BPMs de Barra de São Francisco, Nova Venécia e Colatina. A confirmação foi feita, nesta terça-feira (26), pelo comandante do 13º BPM, tenente-coronel Giuliano Menegatti. Por motivo estratégico, o comandante preferiu não revelar o efetivo militar que atuará na segurança dos balneários durante a Operação Carnaval, que inicia na tarde de quinta-feira (28) e segue até a manhã de quarta-feira (6).
O tenente-coronel ainda espera outras confirmações e existe a possibilidade de a Operação Carnaval ganhar reforços também de viaturas e policiais de Vitória e da Companhia Independente de Operações com Cães. Ele disse que fez contato também com a Polícia Militar da Bahia e serão realizadas operações nas divisas com o estado vizinho, a fim de coibir a entrada de drogas e armas. Também estão previstas ações nas rodoviárias de São Mateus e de Conceição da Barra, caso tenha reforço de cães farejadores.
O comandante do 13º Batalhão afirma que, até o momento, a avaliação é de tranquilidade neste Verão, incluindo o Réveillon. Para o Carnaval, ele mostra mais preocupação, sobretudo em Guriri, onde relata que a expectativa é de 200 mil pessoas. Diante disso, a Polícia Militar traçou estratégias para o balneário mateense, como bases elevadas na área da festa, especialmente no chamado Corredor da Folia. Viaturas e policiais a pé farão o policiamento no entorno. Uma viatura ficará posicionada na Rodovia Othovarino Duarte Santos, no Bairro Rio Preto. As equipes da Força Tática também apoiarão as ações.
TAC
O tenente-coronel Menegatti acrescenta que solicitou ao Ministério Público Estadual que convocasse os órgãos municipais envolvidos para que fosse elaborado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), traçando as responsabilidades de cada um nos festejos em Guriri. O TAC estava para ser assinado a qualquer momento.
Em Conceição da Barra, o comandante salienta que a expectativa é de maior tranquilidade, em razão de expectativa mais reduzida de foliões e pela programação diferenciada. Contudo salientou que também haverá reforço de policiamento.