A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática Norte (CIAT Norte) prendeu nesta quinta-feira (23) um homem de 22 anos apontado como a principal liderança armada do grupo denominado Tropa do Rato, em Jaguaré.
De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o homem é apontado como autor de diversos homicídios e participação direta a ataques a policiais civis da Delegacia de Jaguaré. A ação ocorreu na Barra do Sahy, em Aracruz, e contou com apoio da Força Tática do 5° Batalhão da Policia Militar.
Ainda segundo a Sesp, o homem preso é apontado como responsável pela distribuição de drogas na localidades de Palmito, Água Limpa, São Roque, bairros Boa Vista I e II, Nova Esperança, Beco do Machado e no município Vila Valério.
Ele também teria ligação direta com os autores da chacina que vitimou uma família na cidade de Vila Valério em fevereiro de 2022 e na morte do empresário Clayton Favoreto, também em fevereiro de 2022. “Forneceu armas e munições”, aponta a Secretaria.
A Sesp acrescenta que ele “participava e autorizava os ataques direto nos Bairros Palmital, Seac e Novo Tempo com diversas vítimas fatais e feridas”.
Também é apontado como responsável direto pelo confronto com policiais civis ocorrido em Jaguaré em março de 2023, em que um primo dele veio a óbito, além de ter autorizado ataques a policiais civis após a morte deste primo.
Titular da Delegacia de Polícia Civil de Jaguaré, Gabriella Zaché dos Santos afirma que além do homem preso, outros 18 integrantes do grupo Tropa do Rato já estão presos. Ela frisa ainda que o homem já vinha sendo investigado há 3 anos e que contra o grupo que ele comandava são imputadas as autorias de 18 homicídios na região relacionados ao tráfico de drogas.
Segundo a delegada, o grupo é acusado também da autoria de um duplo homicídio ocorrido recentemente em Água Limpa, onde criminosos que estariam usando roupas características da polícia efetuaram vários disparos contra dois jovens.