A Polícia Militar dobrará o policiamento no centro da Cidade a partir de julho, segundo o comandante do Batalhão de São Mateus, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira. Em entrevista exclusiva à Rede TC na tarde desta terça-feira (25) na sede do BPM, no Bairro Boa Vista, o comandante disse que entende o clamor da população após os recentes ataques registrados na Cidade e também na zona rural, e que “é necessário”. Desta forma, afirma que atualmente, além do policiamento normal, também é feito a ronda interativa, que ganhará um reforço extra de mais uma equipe no mês que vem.

O tenente coronel afirmou que, apesar disso, houve uma redução nos indicadores de violência neste ano em relação ao mesmo período de 2018. Conforme os números apresentadores por ele, em São Mateus houve uma redução no número de roubos e furtos de uma maneira geral, com exceção apenas dos furtos ao comércio, que subiu de 55 em 2018 para 68 neste ano. O comandante explica que este aumento está ligado ao fator Guriri. “Se tirarmos dos números Guriri, temos um aumento de 46 para 48 furtos a comércio. Isso se deve ao período de Carnaval, quando recebemos muita gente de fora do Município” – salienta.

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário

Segundo os dados mostrados pelo comandante, foram registrados 794 crimes contra o patrimônio no primeiro semestre de 2018, contra 668 no mesmo período deste ano. Destaque para os crimes de roubo a residência, que caíram de 17 no ano passado, para 4 neste ano. Os crimes de furto e roubo de veículos também tiveram uma ligeira queda. “Neste ano, recuperamos 40 veículos roubados na área do Batalhão”, enfatiza o comandante. Além de São Mateus, o Batalhão atende ainda os municípios de Jaguaré, Pedro Canário e Conceição da Barra.

HOMICÍDIOS

O comandante Mateus enfatizou que a redução no número de homicídios na área do Batalhão foi de 50%, o segundo melhor resultado do Espírito Santo em números absolutos. “E o primeiro proporcionalmente”, destaca. Segundo os dados apresentados por ele, neste ano foram registrados 17 homicídios, contra 34 no mesmo período do ano passado. Neste ano, também foram apreendidas 77 armas de fogo na área do Batalhão, segundo o tenente-coronel Mateus.

 

NÚMEROS DO MÊS DE JUNHO

Leia também:   Sindicato Rural emite nota de repúdio sobre ocupação de fazenda em São Mateus

O tenente-coronel Mateus Garcia Pereira detalha que houve redução significativa nos crimes contra o patrimônio no mês de junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado na área do Batalhão de São Mateus. De acordo com os números apresentados à Rede TC por ele, em todos os quatro municípios (São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário) foram registrados 61 crimes contra 42, discriminados da seguinte forma: furtos a residência (caiu de 6 para 3), roubo a residência (2 no ano passado contra nenhum neste ano), roubo ao comércio (caiu de 3 para apenas 1), e furto ao comércio (sete em junho de 2018 contra 3 em junho de 2019). O número de furtos de veículos subiu de 5 para 8 neste mês, enquanto o número de roubos ficou igual: 7 em ambos os meses.

“Os roubos de veículos acontecem porque estamos numa região onde este tipo de crime é histórico. Somos cortados pela BR-101 e ainda estamos numa área de divisa entre estados, o que facilita a ação de criminosos” – explicou o comandante. Ele detalhou que neste ano foram realizadas 3.230 operações policiais na área do Batalhão, sendo 478 apenas na área central de São Mateus, que engloba Centro, Boa Vista e Fátima (Ideal).

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here