A Polícia Federal no Espírito Santo prendeu na tarde desta segunda-feira (1º), em flagrante, um servidor do INSS da agência de Vitória pelo crime de corrupção passiva. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela Assessoria de Comunicação da Superintendência da PF no Espírito Santo, a ação foi em conjunto com a Força Tarefa Previdenciária (FTP), formada pela PF, Ministério Público Federal e Secretaria de Previdência. Segundo a PF, a pena para este tipo de crime é de até 12 anos de reclusão.

“O servidor se apropriava da verba do benefício de auxílio Transporte/Alimentação de segurados em procedimento de reabilitação profissional, a partir da majoração e retenção de parte dos valores. Após, o segurado era convencido a sacar o valor do benefício, que era posteriormente entregue ao servidor dentro das instalações do INSS em Vitória. A ação ilícita ocorreu por aproximadamente 9 (nove) meses com majoração de valores de 10 segurados” – detalha a PF.

O CASO

Segundo a PF, na fraude, o segurado, a priori, não tinha prejuízo, tendo o benefício de auxílio alimentação e transporte da reabilitação profissional. “O servidor ficava com a parte que ultrapassasse o valor de direito que cabia ao segurado, o qual era convencido de que o benefício deveria ser entregue na própria agência do INSS”, acrescentou.

Leia também:   Polícia Militar registra encontro de cadáver em São Mateus

Ainda de acordo com a Superintendência, um dos segurados procurou a Polícia Federal após ser alertado por familiares de que poderia estar envolvido em algum ato ilícito. “A prisão foi efetuada pela no momento que o servidor recebia o valor mensal na sala dele no INSS”, complementa.

Vila Velha–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here