A Polícia Civil e técnicos da EDP realizaram uma inspeção de combate ao furto de energia em uma propriedade na zona rural de Boa Esperança. “No local, durante a vistoria, foi constatada uma ligação clandestina de energia que alimentava uma bomba de irrigação e duas residências, caracterizando o furto. Ou seja, a energia consumida não estava sendo devidamente paga” – detalha a EDP.
A ação contou com a participação de equipes técnicas da distribuidora, policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) e peritos da Polícia Científica. Um dia antes, na terça-feira (15), foi autuado em flagrante o proprietário de uma fazenda em Rio Bananal, “que também estava cometendo o crime de furto de energia”.
Em ambas as inspeções, os donos das propriedades prestaram esclarecimentos nas Delegacias Regionais. Além do processo criminal, eles irão arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
A EDP frisa que o furto de energia é crime que consta no Código Penal Brasileiro, previsto no Artigo 155: Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel (pena de reclusão de um a quatro anos, e multa.
“A prática ainda representa riscos significativos para a segurança da população e para o sistema elétrico. A EDP reforça que combate rigorosamente este crime. Casos de irregularidade podem ser denunciados anonimamente pelo site da EDP ou pelo telefone 0800 721 0707” – reforça.