A Companhia de Polícia Militar Ambiental de São Mateus constatou na noite de terça-feira (26) um desmate de aproximadamente 20 hectares na Área de Preservação Ambiental (APA) de Conceição da Barra, que fica no extremo norte da Ilha de Guriri. No mesmo dia, pela manhã, os militares constaram uma escavação irregular na zona de amortecimento do Parque Estadual de Itaúnas.

As duas ações realizadas em conjunto com agentes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) culminaram com seis pessoas detidas.
Comandante da companhia, o capitão Fabrício Pereira Rocha relata que o desmate de 20 hectares na APA era realizado por três retroescavadeiras. Nesta ação, quatro pessoas foram encaminhadas para a 18ª Delegacia Regional de São Mateus.

A ação na APA foi flagrada na noite de terça-feira. Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Na zona de amortecimento do Parque Estadual de Itaúnas, o capitão frisa que a Polícia Ambiental constatou uma escavação de 800 metros de comprimento e três metros de largura, além de retirada de vegetação ciliar nas margens do Rio Itaúnas. No local foi apreendida uma retroescavadeira. Dois homens foram encaminhados para a Delegacia de Conceição da Barra.

Leia também:   Adolescente é assassinado em Braço do Rio

Capitão Fabrício frisa que as áreas de proteção ambiental são protegidas por legislação específica e representam um importante recanto para a vida silvestre e todo o ecossistema. O oficial recomenda à população que, entes de se realizar uma obra ou serviços, deve-se consultar com antecedência os órgãos competentes para que sejam providenciadas as documentações necessárias.

“A Polícia Ambiental realiza patrulhamento preventivo diuturnamente para evitar a ocorrência desses e de outros tipos de crimes, mas que com o auxílio da comunidade, o trabalho seria mais eficaz” – ressalta o capitão. Ele acrescenta que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 181.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here