Em mais uma operação contra a pesca irregular no Rio Cricaré, a Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental flagrou duas redes de pesca do tipo ‘de espera’ lançadas. Como a pesca está temporariamente proibida, em virtude do período de piracema, o material foi recolhido e apreendido. Os 600 metros lineares de rede foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Foto: PMA-ES

Na operação, a PMA contou com uma equipe patrulhando o Rio Cricaré nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra, sempre com uma viatura realizando o apoio terrestre. Recentemente, ocorreu uma apreensão semelhante no mesmo Rio Cricaré.

ALERTA

A Polícia Ambiental ressalta que pescar em período proibitivo, como a piracema, ou nos períodos de ‘defeso’ das espécies, configura crime ambiental, tipificado no Artigo 34 da Lei 9.605/98, ratificado pela Instrução Normativa nº 195 do Ibama, que define o período da piracema.

“Os períodos proibitivos coincidem com a maioria dos períodos de reprodução de várias espécies da fauna ictiológica do Espírito Santo, sendo de extrema importância respeitar tais períodos, para garantir a continuidade das espécies dos rios capixabas, o equilíbrio ambiental da região, bem como das diversas comunidades que dependem da pesca para seu sustento” – acrescenta a PMA, em mensagem à Rede TC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here